5 mudanças: Federação vai esperar o fim do distanciamento social no dia 17 para definir datas

Paulo H. Nascimento

A CBF decidiu implementar as cinco substituições por partida nas competições oficiais na sequência da temporada 2020. A medida será adotada temporariamente depois que a International Board (IFAB) autorizou a emenda nas regras do jogo. As trocas precisam ser feitas em três janelas por equipe e vão valer tanto para competições iniciadas como nas que ainda irão começar.

Mudança temporária

A Fifa oficializou nesta sexta-feira a permissão para que campeonatos iniciados ou que ainda vão começar implementem uma regra de cinco substituições por equipe a cada partida. A IFAB deu seu aval para a mudança temporária.

Proteger atletas

A alteração autorizada pela IFAB será uma emenda às Regras do Jogo e tem como objetivo, segundo a Fifa, “proteger o bem-estar dos jogadores”. A entidade máxima do futebol mundial propôs a mudança preocupada com o impacto pela paralisação do futebol mundo afora possa ter na preparação física dos atletas. Mais substituições permitiriam uma melhor gestão do desgaste dos atletas.

No Acre

O presidente da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC), Antônio Aquino, confirmou as cinco alterações na sequência do Campeonato Estadual.

“Vamos seguir as determinações da CBF. No segundo do Estadual iremos adotar as cinco alterações. O que for para melhorar o jogo e preservar os atletas sempre estaremos de acordo”, disse Aquino.

Volta em junho?

O departamento técnico da FFAC trabalha com a possibilidade de retorno do Acreano no mês de junho. Contudo, somente após o dia 17 deste mês a entidade deve estabelecer uma data.