Situação dos principais rios no Acre nesta sexta-feira, (24)

Em Rio Branco 

Na manhã desta sexta-feira, 24, o Rio Acre registra a marca de 12,54 metros. A medição realizada pela Defesa Civil Municipal apontou uma elevação de 1 metro e 26 centímetros no nível do rio, nas últimas 24 horas.

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil, Cel. George Santos, a elevação é decorrente de chuvas fortes no Rio Xapuri, em Xapuri e no Riozinho do Rola. A previsão é de chuvas fortes para a Região do Alto Acre nesta sexta e sábado e de chuvas leves e moderadas para os dias 27 e 28 de fevereiro e dia 01 de março. Caso continue chovendo com a mesma intensidade, nas próximas 24 horas, o nível do Rio Acre poderá atingir a cota de alerta, que é de 13,50 metros.

O plano de contingência da prefeitura e do governo do Estado para controle de enchentes da capital entra em ação nesta sexta-feira com a construção de 100 boxes de maneira preventiva no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco devido as fortes chuvas prevista para o período de Carnaval.  A cota de transbordamento do Rio Acre é de 14 metros.

Rio Envira

O nível do Rio Envira, em Feijó, registra a marca de 10,73 metros. No município, o manancial ainda segue dentro da normalidade. Sua cota de alerta é de 13,50 e de transbordamento, de 14 metros.

Rio Tarauacá

O Rio Tarauacá registra a marca de 10,05 metros, na manhã de hoje, segundo medição realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Acre.

O manancial está acima da cota de transbordamento, que é de 9,50 metros. O monitoramento continua sendo realizado pela corporação militar, que articulou uma sala de situação para monitorar as áreas atingidas.

A previsão é de mais chuvas neste fim de semana.

Riozinho do Rola 

A subida constante do Riozinho do Rola, um dos principais afluentes do Rio Acre, deixa as autoridades da Defesa Civil de Rio Branco em alerta. Hoje, 24, o manancial apresenta a cota de 10,93 metros.