ÚLTIMAS NOTÍCIAS >>

Gestores em Educação participam de fórum sobre colaboração

O secretário de Educação de Rio Branco, Márcio Batista, que é presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, abriu nesta terça-feira, 28, o XV Fórum Estadual da entidade, que reúne os secretários municipais de educação de todo o Estado durante três dias no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR. O tema do Fórum é Regime de Colaboração: políticas públicas educacionais desafios em novos tempos.

Márcio Batista destaca que o Fórum proporciona aos gestores da educação de todo o Acre o conhecimento das diferentes realidades de cada município com relação à educação e que o encontro é uma preparatória para o Fórum Nacional, que será realizado em maio deste ano. “No Fórum Nacional temos que abordar temas fundamentais como o financiamento da educação já que são os municípios que assumem as maiores responsabilidades. Este ano, por exemplo, são mais de 23 milhões de matriculas a cargo dos municípios”, explicou.

Além do Regime de Colaboração, no Fórum, serão abordados temas como o Plano de Ações Articuladas, Base Nacional Comum Curricular, o novo Mais Educação, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e o Acompanhamento e Monitoramento dos Planos Municipais de Educação.

A gestora da educação do Bujari, Maria Aparecida de Araújo, explica que a Undime é importante para seus colegas de todo o estado, pois “representa a categoria em debates de grande importância nacional, como o Regime de Colaboração”.

O vice-prefeito e secretário de Educação de Cruzeiro do Sul, José de Souza, o Zequinha, cita que trouxe para o Fórum os técnicos de sua secretaria. “A Undime nos dá um suporte fundamental e o Fórum é uma importante oportunidade de troca de experiência e de aprendizado”.

No último dia do evento, quinta-feira, 30, haverá a eleição e posse da diretoria executiva, conselho fiscal, conselho estadual, três dirigentes titulares e três suplentes para o Conselho Nacional de Representantes e três delegados titulares e três suplentes para o biênio 2017/2019.

Regime de colaboração

O Regime de Colaboração é uma forma de organização dos sistemas de ensino que, por meio de relações colaborativas, busca garantir o cumprimento das responsabilidades de cada ente federado (municípios, estados e união) na implementação das políticas de Educação de qualidade.

Da Assessoria