Governo certifica alunos em três cursos oferecidos pelos telecentros de Rio Branco

Alunos dos cursos de Operador de Computador, Assistente Administrativo e Recursos Humanos dos telecentros de Rio Branco foram certificados na manhã desta quinta-feira, 20, no auditório da Biblioteca Pública.

As capacitações foram oferecidas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect).

Ao todo, 14 turmas receberam mais de 250 pessoas nos cinco espaços da capital: Quiosque do Parque, Estação, Esperança, Barracão e Praça da Juventude. As aulas, aplicadas nos turnos matutino e vespertino, tiveram duração de um mês.

O contador de imóveis Edilson Tibulcino conta que decidiu fazer o curso de Operador de Computador para aprimorar o conhecimento tecnológico. “A cada dia há mais ferramentas disponíveis para usarmos, e é muito importante estarmos atentos a isso, principalmente dentro do mercado de trabalho que prioriza quem tem esses conhecimentos”, afirma.

De acordo com a gestora da Sect, Renata Souza, essas foram as primeiras turmas de 2017. Já no dia 2 de maio, outras 50 vagas serão abertas para o curso de Manutenção de Computadores, que será oferecido em parceria com a Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN). Ao final, serão fornecidos equipamentos de trabalho aos formandos.

“Temos um projeto dentro da SEPN chamado Pequeno Negócio Jovem, e essa capacitação em parceria com a Sect já faz parte disso. Nosso objetivo é atingir pessoas de baixa renda, fornecendo formação e equipamentos necessários para gerar condições de trabalho e renda”, diz o titular da pasta, Henry Nogueira

Outra novidade é que está sendo articulada a criação de um novo Telecentro na capital, em parceria com a prefeitura de Rio Branco, além da abertura de cursos à distância para os municípios do Acre já no segundo semestre deste ano.

“É um grande prazer estar certificando as primeiras turmas de 2017, pois é mais uma oportunidade de emprego, conhecimento e diminuição da violência, além da possibilidades de esses formandos levarem ética e compromisso para dentro da família, trabalho ou bairro em que moram. O governador Tião Viana acredita que esse é um bom caminho para o futuro, e por isso se compromete com essas iniciativas”, ressalta Renata.