Centro do Idoso completa dois meses de funcionamento com muito sucesso

O Centro de Convivência da Pessoa Idosa, no Calafate, inaugurado há exatos dois meses, é um sucesso: diariamente cerca de cem idosos frequentam o local, onde fazem diversas atividades físicas, lúdicas, fortalecem laços de amizade e ficam longe da depressão. Para comemorar todo esse sucesso com os frequentadores do espaço, o prefeito Marcus Alexandre fez uma visita ao Centro nesta quinta-feira, onde parabenizou a direção e acompanhou as atividades que estavam sendo desenvolvidas. “Temos muito orgulho desse lugar onde as pessoas que tanto contribuíram para nossa cidade, hoje podem se divertir e ter serviços à sua disposição, como o de saúde, por exemplo”.

O Centro da Pessoa Idosa funciona de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 8h, atendendo não somente os grupos do Calafate como também de toda a cidade de Rio Branco. Nos finais de semana está à disposição da comunidade para palestras, encontros e outros eventos.  Os idosos realizam exercícios físicos no local diariamente, o que antes era feito na quadra do bairro. As atividades são realizadas por meio do Programa Saúde em Movimento, executado pela Prefeitura de Rio Branco, através das secretarias de Esporte e Lazer (SEMEL) e de Saúde (SEMSA).

No local, há salas para cursos profissionalizantes, para prática de yoga, atividades físicas, recreativas, esportivas, culturais, lúdicas e laborais, banheiros masculino e feminino adaptados para pessoa idosa, depósito e escritório administrativo. O espaço atende as necessidades dos idosos quanto a acessibilidade e ergonomia.

O vereador Antônio Moraes, que fez a indicação para a construção do Centro da Pessoa Idosa, anunciou que vai destinar R$ 40 mil em emenda que serão utilizados para fortalecer a realização das atividades do local. “O Centro leva o nome do meu pai, o ex-vereador Cosme Morais e é muito importante para nossa comunidade. Aqui os idosos se divertem e se encontram e isso evita que eles adoeçam”, disse o vereador.

Os alunos do Curso de Fisioterapia da Uninorte também foram ao Centro comemorar os dois meses de atividades com os idosos. A cada quinze dias eles desenvolvem atividades com os idosos no espaço. E idosos de outras localidades também foram dançar forró no Centro ao som da banda do Senadinho, que anima as festas realizadas a cada 15 dias pela direção da unidade.

Toda essa movimentação fez toda a diferença na vida do aposentado Mário Almeida, de 66 anos, que vai todos os dias ao Centro do Idoso e cita os benefícios. “Aqui a gente faz atividade física todo dia de manhã e faz muita amizade. Isso é melhor do que ficar em casa em depressão”.

Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom