Vendas de carros novos na UE avançam 7,6% em maio

As vendas de carros novos na União Europeia tiveram crescimento de 7,6% em maio, na comparação anual. A maior parte dos países da região registrou alta nas vendas, após o declínio do mês passado, diante de melhores perspectivas econômicas, embora continue a haver um alto grau de incerteza para o setor.

Os registros de carros novos, que refletem de perto as vendas, subiram para 1,39 milhão na UE em maio, de 1,29 milhão em igual mês de 2016, de acordo com dados divulgados pela Associação de Montadoras de Automóveis Europeias nesta sexta-feira.

As vendas de carros no oeste europeu tiveram mais força na Alemanha e na Espanha. Na Alemanha, maior mercado de automóveis do continente, as vendas subiram 12,9% na comparação anual e na Espanha, 11,2%. Na França, houve crescimento de 8,9% e na Itália, de 8,2%. Por outro lado, no Reino Unido, segundo mercado da UE, as vendas recuaram 8,5% em maio e registram baixa de 0,6% entre janeiro e maio ante igual período de 2016.

No início de junho, a associação emitiu uma diretriz um pouco mais otimista para todo o ano, ao dizer que esperava crescimento de 1,5% a 2% nas vendas na UE em 2017 ante 2016. Em janeiro, ela esperava avanço de 1%. Ainda assim, as projeções mais recentes representam uma desaceleração, após o crescimento de 6,8% nas vendas do ano passado.

Nos primeiros cinco meses deste ano, as vendas de carro na UE cresceram 5,3% na comparação anual, para 6,72 milhões de veículos, mesmo com a incerteza política e a vulnerabilidade econômica ainda em patamar alto na região. Fonte: Dow Jones Newswires.