Prefeitura disponibiliza internet gratuita na Expoacre

Os visitantes da Praça Cultural da Prefeitura de Rio Branco na Expoacre 2017 contam com nova ferramenta de conectividade. O programa de Internet Social, que disponibiliza sinal de internet gratuitamente já está disponível no espaço  do município na maior feira de negócios e entretenimento do Acre.

Implantado pela Prefeitura por meio do Instituto de Tecnologia da Informação e Inovação (ITEC), o programa funciona com uma estrutura de 200 Megas de internet. Nos mesmos moldes do serviço disponível na Praça da Revolução, Terminal Urbano e terminais de integração de ônibus, por meio do Programa Rio Branco Digital. Para ter acesso é só fazer o check in na página da Prefeitura de Rio Branco no Facebook. O usuário poderá navegar livremente por 30 minutos com intervalo de uma hora. “É um serviço de alta disponibilidade que, por colocarmos em funcionamento à noite, não terá nenhum impacto sobre a qualidade da conexão disponibilizada aos serviços institucionais durante o dia”, informou o Diretor-presidente do ITEC, Mafran Oliveira.

A Internet Social é uma das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Rio Branco com o objetivo de democratizar e ampliar o aceso à informação no Município. No estande na Expoacre, os visitantes tem oportunidade de saber mais sobre esse e outros programas que colocam a tecnologia a serviço do cidadão, como o Prontuário On Line e Exames On Line que tem dado mais agilidade e precisão ao atendimento na rede municipal de Saúde, e o Portal do Cidadão, onde é possível acessar 57 diferentes serviços como consultas de IPTU, verificar autenticidade de Alvará de Funcionamento, acessar o Serviço de Informações( E SIC) e ouvidoria, serviços disponibilizados nos termos da Lei de Acesso à Informação. Por meio do Portal da Transparência, servidores tem acesso ao contracheque on line.

De acordo com o presidente do ITEC, Mafran Oliveira, ainda no segundo semestre deste ano será lançada a versão do Portal para smartphone. “Hoje o Portal é responsivo, se adequa ao celular, mas isso traz algumas dificuldades de navegação, pensando em eliminar essas dificuldades, é que já estamos trabalhando na versão Mobile, tudo de forma interativa e muito mais integrada, sempre com o objetivo de garantir a agilidade e qualidade na prestação do serviço ao cidadão”.

Serviços e ações da Prefeitura na Expoacre

Durante toda a Expoacre, a Prefeitura de Rio Branco mobilizará equipes para ações educativas, culturais e divulgação dos serviços do Município.

Enquanto equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA) alertam quanto aos riscos de queimadas urbanas, a secretaria de Saúde (SEMSA) e a de Juventude (SEJUV) fazem a Blitz da Prevenção, campanha educativa que informa sobre os riscos da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis e inclui distribuição de preservativos.

Sob responsabilidade da Fundação Garibaldi Brasil, a programação cultural inclui 20 apresentações nas oito noites de Feira. Artistas e bandas sobem ao palco montado na Praça Cultural a partir das 18h.

A superintendência de Transportes e Trânsito (RBTRANS) organiza o serviço de transporte público que, em dias de Feira, contará com 10 ônibus fazendo a linha exclusiva da Expoacre. Quem preferir utilizar táxi terá desconto de vinte por cento no valor da corrida. Mais de 100 mototaxis também estarão operando na Feira em regime de rotatividade.

Da Assessoria
Fotos Fagner Delgado/Asscom