Saiba como funciona vistoria veicular do Detran-AC

A vistoria veicular é uma avaliação feita nos veículos para verificar suas condições de conservação e manutenção, impedindo que automóveis fora das especificações dos fabricantes ou sem condições de uso circulem.

Foto: Fhaidy Acosta/Detran

O serviço é realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) e solicitado para procedimentos como: transferência de propriedade, município ou UF, relacração de placa, alteração de características ou categoria (particular, aluguel), alteração de dados no documento de veículo, inclusão e exclusão de alienação, entre outros.

Somente o proprietário ou procurador podem solicitar o procedimento. Se você precisa de algum serviço que seja necessário realizar vistoria, pode agendar no site do Detran um horário, o procedimento  também é o oferecido sem agendamento.

“Preferimos que os usuários agendem o serviço, isso ajuda na organização e otimização do serviço”, explica a chefe de Vistoria do Detran/Ac, Aline Ramos.

A avaliação é realizada no setor de Vistoria, localizado na travessa Caramuru, 113, próximo ao 7º BEC. O horário de funcionamento inicia de 7h30 da manhã e encerrando às 17 horas, às 16h é o fechamento dos portões. O serviço tem valor de R$ 46,99 para vistorias realizadas no posto de atendimento.

 Vistoria externa

Esse serviço é oferecido somente para veículos de grande porte ou sem condições de comparecer ao local de atendimento.

“Caminhões ou carros que tenham perda total e a pessoa deseja dar baixa no veículo, nesses casos oferecemos o serviço de vistoria externa, pelo valor de R$ 60,88”, informa Aline Ramos.

Validade

Todas as vistorias realizadas pelo Detran têm a validade de 30 dias corridos contados a partir da data da emissão do  formulário de vistoria, após o vencimento é obrigatória a emissão de um novo formulário.

Se no prazo de 30 dias corridos a vistoria não for utilizada para abertura de algum serviço é preciso à realização de um novo procedimento.