Aberto credenciamento para Encontro de Governadores

O Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança e Controle das Fronteiras – Narcotráfico, uma Emergência Nacional abriu esta semana o credenciamento para a imprensa. O evento, marcado para o dia 27 deste mês, em Rio Branco (AC), vai reunir representantes das forças nacionais e dos governos de Estados e departamentos do Peru, Bolívia e Colômbia, para discutir estratégias conjuntas de combate ao narcotráfico e segurança nas fronteiras.

O credenciamento será feito online. Os profissionais terão que preencher um formulário informando, além de dados pessoais (nome, endereço de e-mail, telefone, cidade de origem e datas de chegada e saída de Rio Branco), o número do registro profissional, empresa para a qual trabalha e função.

Se confirmada a vinda do presidente Michel Temer, que no dia 22 de agosto apoiou a iniciativa do governador Tião Viana de promover o encontro e afirmou que participaria, a imprensa será obrigada a fazer um segundo credenciamento, no site do Planalto. A medida faz parte do protocolo de segurança da Presidência da República.

Também devem participar do evento ministérios da Integração, Defesa, Meio Ambiente e Justiça, Procuradoria-Geral da República, Supremo Tribunal Federal (STF), Senado, Câmara Federal, Colegiado de Procuradores do Brasil, Conselho dos Tribunais de Justiça do Brasil, Comando do Exército Brasileiro, além de embaixadores da Bolívia, Peru e Colômbia.

A urgência de debater a temática se dá, sobretudo, pela fragilidade das fronteiras brasileiras. O Acre, situado na divisa do Brasil com Bolívia e Peru, serve como rota de tráfico de armas e drogas, o que levou o governo estadual a propor uma discussão conjunta de medidas de enfrentamento.