Rio Branco ocupa a sexta posição no ranking das melhores em internet do País

Rio Branco é a sexta colocada entre as grandes  cidades com melhor sinal de internet, segundo o levantamento da empresa Teleco. Uberlândia, em Minas Gerais, é a melhor no Top 10 criado pela Teleco no âmbito do  levantamento “Cidades Amigas da Internet”   que avalia as condições para expansão da conectividade. A companhia ranqueou os 100 maiores municípios brasileiros avaliando critérios de restrições, burocracia, prazo e onerosidade para a implantação de Estações Rádio Base (ERBs) e Redes (subterrâneas ou aéreas) – equipamentos necessários para atender ao aumento da demanda por internet.

De acordo com o estudo, apesar da Lei das Antenas (Lei 13.116), aprovada em 2015 pelo congresso nacional e que visa dar suporte a redes e estações de telecomunicações, assim como acelerar a licença para a instalação, muitos municípios continuam com leis antigas e com dispositivos que a contrariam. O ranking apurou que apenas um município (Uberlândia) concede autorizações para a instalação de ERBs em um prazo inferior a dois meses, como estabelece a lei; a maioria leva de três a seis meses.

As melhores colocadas no ranking apresentam autorização em menos de quatro meses, poucas restrições a instalação de ERBs e redes, centralização de procedimentos administrativos, procedimentos e documentação claramente definida e não cobram taxas abusivas. As piores colocadas, por sua vez, apresentam autorização em mais de seis meses, requisitos relativos à emissão de radiação que são de competência da Anatel, exigência de anuência de moradores vizinho e muitas restrições como vedação de instalação em determinadas áreas e/ou distância entre ERBs e edificações, entre outros.

 

 

Top 10 Melhores Cidades Top 10 Piores Cidades
1. Uberlândia (MG) Petrópolis (RJ)
2. Várzea Grande (MT) 93. Belo Horizonte (MG)
3. Rio de Janeiro (RJ) 94. Ribeirão Preto (SP)
4. São José dos Campos (SP) 95. Goiânia (GO)
5. Cascavel (PR) 96. São José do Rio Preto (SP)
6. Rio Branco (AC) 97. Contagem (MG)
7. Cuiabá (MT) 98. São Paulo (SP)
8. Duque de Caixias (RJ) 99. Brasília (DF)