EMURB amplia volume de trabalho de manutenção viária

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Empresa Municipal de Urbanização (EMURB), segue com o trabalho de recuperação da malha viária da cidade. Todos os dias, a operação tapa-buracos mobiliza 5 equipes que atuam em diferentes pontos da cidade.

Nesta semana a meta é avançar. Para recuperar a maior número de vias possíveis, as equipes trabalham em regime de escala, dia e noite. A quantidade de asfalto normalmente utilizada aumentou em mais de 100%. Passou de 72,5 toneladas para 150 toneladas/dia.

Na quinta-feira (7), durante o dia, as frentes de serviço se concentraram na recuperação de trechos da Rua M, no Residencial Aroeira; Avenida Brasil, na região do Conjunto Adalberto Sena; Avenida Recanto Verde, no Residencial Mariana; e no Conjunto Bela Vista. À noite, as equipes focaram na recuperação da Travessa Guaporé, no bairro Cerâmica, Travessa Guarani, no Aviário e Avenidas Antônio da Rocha Viana, Nações Unidas. Já na sexta-feira (8), o trabalho realizado durante o dia segue nas vias iniciadas no dia anterior e inclui a Travessa Campo Grande, na Capoeira; e Rua Epaminondas Jácome, na Base; além da Avenida Ceará, no Centro, com a equipe de manutenção noturna.

“A orientação do prefeito Marcus Alexandre é aproveitar cada minuto sem chuva para avançar e garantir a manutenção das ruas. Durante o dia, a gente faz o trabalho nos bairros e à noite priorizamos locais onde, devido ao grande fluxo de carros, não é possível trabalhar durante o dia, como avenidas e corredores de ônibus”, explicou o encarregado de uma das equipes da EMURB, Leivinha Andrade.

Trabalhando também aos sábados

Outra medida adotada pela EMURB para a manutenção em vias estruturantes –aquelas mais importantes, de ligação e com maior fluxo de tráfego –, além das equipes noturnas, é o trabalho realizado aos sábado, quando ocorre a redução de veículos transitando. A programação das equipes de pavimentação asfálticas da EMURB para este sábado (9) é nas avenidas Ceará, Getúlio Vargas, Antônio da Rocha Viana e Amadeo Barbosa.

Drenagem e Terraplenagem

Além das cinco equipes que atuam na operação tapa-buracos, outras cinco se concentram no trabalho de drenagem, terraplenagem e construção de meio fio. Na quinta-feira (7) e sexta-feira (8), as ações alcançaram ruas dos bairros Caladinho, Rui Lino, Tangará, São Francisco, Ayrton Senna, Bela Vista e Jardim Europa, além da Estrada Transacreana e Centro.

Limpeza pública

Enquanto as equipes da EMURB trabalham para garantir a manutenção das vias públicas, as frentes de serviço da SEMSUR somam esforços para garantir a limpeza pública no bairros, vias estruturantes e espações públicos, como praças e parques. Nesta semana, a programação contemplou locais como Estrada do Calafate, Wanderley Dantas, Rui Lino e Preventório.

Da Assessoria
Fotos: Fagner Delgado/Asscom