ÚLTIMAS NOTÍCIAS >>

Prefeitura intensifica serviços de tapa-buracos na capital

Apesar do grande volume de chuvas deste ano – choveu 56% acima da média –, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Empresa Municipal de Urbanização (EMURB) intensificou a operação tapa-buracos e já utilizou até agora mais de 30 mil toneladas de asfalto em 2017. As frentes de serviço atuam de dia e a noite para garantir a melhoria da malha viária da capital. Nesta terça-feira, 19, a manutenção se deu nos bairros Estação Experimental e Tucumã; além da Rua Juricaba, no bairro João Paulo; Rua Tarauacá, bairro da Base; Rua Rio Grande do Sul, no Aeroporto Velho; e no bairro Wanderley Dantas.

No Wanderley Dantas, o trabalho de recapeamento asfáltico já foi realizado nas ruas Japiim, Osmar Sales, José Joaquim e prossegue agora nas ruas João Florêncio e Abacaxi. O aposentado Augusto Costa, de 80 anos, que vive no local há mais de 20, conta que o trânsito no local estava comprometido e que agora tudo voltará à normalidade. “Depois desse serviço aí que a Prefeitura está fazendo, o tráfego vai voltar na nossa rua”, comemora o idoso.

Nas vias esburacadas, o trabalho realizado é de eliminação do material saturado e a substituição por solo de maior resistência, no caso, a piçarra bruta e rachão. Um desafio para a Prefeitura, já quem este ano, até agora, já choveu 3.029mm, sendo que a média histórica desde 1970 é de 1.935mm. O engenheiro Marcos Antônio, diretor Operacional da EMURB, explica que, no inverno, já é normal o lençol freático ficar bem acima do normal e penetrar no pavimento, o que é ainda mais agravado com o volume 56% maior.

Para vencer esse desafio imposto pela natureza, a Prefeitura de Rio Branco mantém equipes nas ruas nos períodos da manhã, tarde e noite.  “Quando não está chovendo, a determinação do prefeito Marcus Alexandre é de pôr as equipes na rua e seguir avançando com o serviço”, destaca o diretor-presidente da EMURB, Edson Rigaud.

Da Assessoria
Fotos: Fagner Delgado/Asscom