Morre em Cruzeiro do Sul o Bispo Emérito Alemão Dom Luis

O Bispo Emérito Dom Ludwig Herbst, ou simplesmente Dom Luiz, que morou em Cruzeiro do Sul por mais de 64 anos, morreu no início da tarde deste domingo, 31 de dezembro de 2017, às 12h45, aos 92 anos de idade.

Antes de chegar em Cruzeiro do Sul, o bispo fez história na Alemanha, seu país Natal. Nascido em Bardenberg, hoje Aachen, aos 12 anos ele ingressou no Seminário Menor dos Espiritanos, mas teve que interromper a vida religiosa aos 19 anos, devido seu país está em plena II Guerra Mundial, em 1943, tendo que largar tudo e servir por pressão as forças de Adolf Hitler. Na época, por recomendação da mãe, optou pela força aérea, ficando nesta até o final de 1945. Durante a batalha, Dom Luiz quase perde a vida, ao receber um tiro na cabeça.

Após o fim da guerra,Ludwig consegue retornar ao seminário, e depois de cinco anos de estudo é ordenado padre na cidade de Kneschtsteden. Um ano depois, em 1952, o recém ordenado padre Luís deixa a Alemanha, embarca em um navio e cruza o Estreito de Gibraltar com destino ao Brasil. Chegando ao Brasil, o padre Luís Herbst é mandado direto para Amazônia. Seu destino é Cruzeiro do Sul, no Acre, onde passa a atuar ao lado do também padre alemão Henrique Rüth como missionário no vilarejo de Porto Walter, hoje município. Atuou como missionários entre 1953 e 1967, quando se torna vigário-geral da Prelazia do Alto Juruá. Doze anos mais tarde é nomeado bispo coadjutor de Cruzeiro do Sul e, em 1980, com o lema “Veritas liberabit vos” — A verdade vos libertará (Jo 8,32) —, padre Luís Herbst é ordenado bispo da cidade que escolheu para viver e propagar o Evangelho.

Dom Luiz se aposentou aos 75 anos, idade limite imposta pelo Vaticano, mas nem assim saiu da cidade, e continuava a celebrar missas na Catedral de Nossa Senhora da Glória. Após alguns anos, devido alguns problemas de saúde necessitou deixar de celebrar as missas, mas sempre recebia inúmeras visitas de pessoas que desejavam ouvir e conhecer sua história.

Diversos missionários, como Dom Luiz , prestaram uma enorme contribuição a cidade de Cruzeiro do Sul, em especial nas áreas educacionais e de assistência médica e social.

O Corpo de Dom Luiz está sendo velado hoje a noite na Capela do Centro de Retiro, antigo Seminário Menor, e amanhã , dia 01 de janeiro, a partir das 7h na Catedral de Nossa Senhora da Glória, onde acontecerá a missa de corpo presente e a encomendação, e as 10h30 o sepultamento na cripta da catedral.