Nível do Rio Acre mantém tendência de vazante

O Rio Acre segue vazando no começo da noite desta terça-feira (20) em toda sua bacia hidrográfica. Na medição das 18h o rio marcou 14,08 metros, mostrando uma redução significativa ao longo do dia. No entanto, a Defesa Civil de Rio Branco mantém o alerta porque o volume de água pode voltar a elevar-se caso ocorram chuvas significativas na bacia hidrográfica do Rio Acre. “Continuamos atentos, sempre com as equipes prontas para eventualidades”, disse o coronel George Santos, chefe da Defesa Civil municipal. A única observação fica por conta do Riozinho do Rola que elevou seu nível em 1 centímetro entre as leituras das 15 e 18 horas desta terça-feira (20), passando de 13,17m para 13,18.

Mantida a vazante, em breve as famílias que estão no Parque de Exposições da Expoacre poderão retornar para suas casas. A Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado mantém atenção à situação dos bairros já atingidos pelo transbordamento do Rio Acre ou pelas enxurradas registradas na primeira semana de fevereiro na capital. Equipes da Empresa Municipal de Urbanização (EMURB) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), além de outros órgãos municipais e estaduais, continuam realizando ações de limpeza, recuperação viária e apoio às famílias afetadas.

Qualquer cidadão pode ter acesso às informações do Rio Acre e outros mananciais acreanos através do aplicativo Nível do Rio, que pode ser baixado em Android pelo Google Play. O app foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia e Inovação de Rio Branco (ITEC) em parceira com a UNINORTE e Defesa Civil.

Da Assessoria