ÚLTIMAS NOTÍCIAS >>

Encceja abre inscrições na segunda-feira, 16 de abril

As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) começam no dia 16 de abril e seguem até 27 deste mês. O exame é direcionado à certificação de jovens e adultos, nos ensinos médio e fundamental. As provas serão aplicadas no dia 5 de agosto.

No ano passado, mais de 10.9 mil pessoas se inscreveram, no Acre. No estado, os testes são aplicados em quatro cidades: Brasiléia, Rio Branco, Feijó e Cruzeiro do Sul. Com a aplicação, em agosto, as provas aplicadas no turno da manhã terão início às 7 horas, no Acre, uma hora mais tarde que em 2017.

O participante pode realizar pelo endereço http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja. Entre 30 de abril e 4 de maio serão recebidas as solicitações para Atendimento por Nome Social.

Devido ao horário de verão, os estudantes que participaram do exame tiveram que chegar até as 5 horas e 45 minutos, nos locais de prova, horário de fechamento dos portões. Já este ano, os estudantes terão até as 6 horas e 45 minutos,

Na parte da manhã serão aplicadas as provas do ensino fundamental de Ciências Naturais e Matemática, e também do ensino médio de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias.

À tarde as provas do ensino fundamental serão das disciplinas Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação e as provas do ensino médio de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação, e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O exame é destinado à certificação de nível de Ensino Fundamental e de nível Médio, para a primeira opção a pessoa deve ter no mínimo 15 anos, e para a segunda 18. O exame é realizado para avaliar as pessoas que não conseguiram concluir os estudos na idade apropriada. O Inep é responsável pela elaboração das provas, pela gestão da aplicação e da correção.

A emissão dos documentos certificadores é de responsabilidade das Secretarias de Educação ou da Instituição Educacional que firmar Termo de Adesão com o Instituto Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Natan Peres