ÚLTIMAS NOTÍCIAS >>

Prefeitura avança com serviços de manutenção em Rio Branco

Trabalho no verão torna ações da EMURB e SEMSUR mais eficientes e econômicas

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) e da Empresa Municipal de Urbanização (EMURB), começou a semana atuando na manutenção viária e na limpeza em vários pontos da cidade. As equipes trabalham na recuperação da malha viária e na limpeza, com serviços de roço, capina, catação e retirada de entulho manual e mecanizada nos bairros e em vias estruturantes – que fazem a ligação entre importantes regiões da capital.

Com relação à manutenção viária, com o sol mais intenso e o solo menos úmido, o trabalho se torna mais eficiente e também econômico. O diretor-presidente da EMURB, engenheiro Marco Antônio Rodrigues, explica que com o solo mais enxuto a empresa utiliza menos pedra rachão e mais piçarra bruta, o que confere qualidade ao pavimento asfáltico com economia para os cofres públicos: “Com o solo úmido, usamos o rachão, que é caro. Já com a piçarra bruta, a recuperação da base e sub-base é melhor e o asfalto fica com a superfície mais linear”, completou.

Nesta segunda-feira, 14, as equipes da EMURB se dividiram nos bairros Vila Ivonete, Conquista, Distrito Industrial, Mocinha Magalhães, Placas, Vitória, São Francisco, Abraão Alab, Cerâmica, Recanto dos Buritis, Estação Experimental, Rui Lino, Jarbas Passarinho, Airton Sena, Tucumã, Belo Jardim III e Centro.

SEMSUR nas vias estruturantes e bairros

Já a SEMSUR realiza roço, capina, catação e retirada de entulho manual e mecanizada em toda a extensão das avenidas Antônio da Rocha Viana, Ceará e Nossa Senhora da Conceição. A secretaria também está em bairros como as Placas, Jardim Primavera, Santo Afonso, Área Verde dos Residenciais Envira, Iaco e Purus e outras 8 localidades.

De acordo com o titular da SEMSUR, Kellyton Carvalho, desde o início do ano, ao atuar em 92 bairros de Rio Branco, a Prefeitura já retirou mais de 18 mil toneladas de entulho. Segundo ele, os dias ensolarados possibilitam maior produtividade para as equipes da SEMSUR. “Com o sol mais firme o trabalho rende mais porque não temos que fazer paradas”, disse.

Da Assessoria

Fotos Fagner Delgado/DECOM