Prefeitura continua com programa ‘Cuidando Do Seu Sorriso’

O Programa Cuidando do Seu Sorriso, que teve primeira edição deste ano na Cidade do Povo, agora é realizado na Unidade de Saúde da Família (USF) Tereza Paes Rosa, no Belo Jardim. O atendimento iniciado nesta terça-feira, 7, na unidade de saúde prossegue até dia 10 de agosto. A meta é atender aproximadamente 270 pessoas, com 810 procedimentos (restauração e extração/exodontia), no total.

De 13 a 17 de agosto, o atendimento será realizado na Unidade de Saúde do Belo Jardim I. E de 27 a 31, na Unidade Elpídeo Moreira Souza, no Bairro Defesa Civil. Já em setembro, de 10 a 14, os dentistas estarão na USF Mocinha Magalhães e entre os dias 24 a 28, na UBS Cadeia Velha.

O secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, cita que o Programa Cuidando do Seu Sorriso tem o intuito de promover a ampliação das ações de Saúde Bucal nas Equipes de Saúde da Família, nos Centros de Saúde, nas Unidades de Referência de Atenção Primária-URAP’s e nos bairros com grandes vazios assistenciais. “O Programa tem um grande alcance porque oportuniza o atendimento perto da casa das pessoas”, ressalta.

Mais de 8 mil atendimentos em 2017

Nos seis mutirões realizados no ano passado, foram feitos mais de oito mil procedimentos de restauração e extração. No mutirão da Cidade do Povo foram realizados 2.958 procedimentos; no Taquari, foram 653; na Sobral, mais 1.587; no Altamira, 675 e no Universitário, mais 1.365 procedimentos, Vitória 400.

O município de Rio Branco conta atualmente com 72 equipes de saúde com cobertura de 61,40% da população e 25 equipes de saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família, o que corresponde a uma cobertura de 22,87% da população.

O município conta ainda, com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde são oferecidos atendimentos especializados em 04 (quatro) consultórios odontológicos, com referência e contra referência das Unidades Básicas de Saúde. O Centro dispõe das seguintes especialidades: endodontia; cirurgia oral menor; periodontia, e pacientes especiais, com 04 cirurgiões dentistas atuando no período da manhã e 02 no período da tarde.

 

Da Assessoria

Fotos Assis Lima e Fagner Delgado/DECOM