Tião Viana fortalece Vigilância em Saúde da Regional do Juruá, Tarauacá e Envira com nova sede em Cruzeiro do Sul

Para agilizar e descentralizar os serviços de vigilância em saúde e prevenção, o governador Tião Viana inaugurou nesta segunda-feira, 3, em Cruzeiro do Sul a nova sede da Vigilância em Saúde da Regional do Juruá, Tarauacá e Envira. Com isso, os atendimentos às unidades desta região serão desburocratizados, não dependendo somente da capital Rio Branco.

Para Tião Viana, esta ação é de inteligência e organização, aumentando a qualidade do serviço para a população. “Aqui nós vamos acompanhar toda a movimentação dos indicadores de saúde, os agravos, as epidemias e intercorrências sejam negativas ou positivas, valorizando o que está certo e fazendo correções”, afirmou.

O novo espaço prestará apoio para as unidades de saúde dos municípios da região, com um laboratório de sorologia avançado, como o do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Rio Branco. “É a descentralização do SUS [Sistema Único de Saúde] tornando-se realidade plena no Acre e gerando uma central de alto padrão no Juruá”, disse Tião Viana.

O secretário de Saúde do Estado, Rui Arruda, complementa afirmando que com esta ação e outras que estão sendo concluídas nos próximos meses, o governador Tião Viana “irá encerrar o mandato com os objetivos alcançados, porque seguimos sua meta que é levar a saúde para as pessoas. A entrega desta unidade faz parte desta ação”.

A nova unidade é uma conquista dos moradores das regiões do Juruá, Tarauacá e Envira. “A equipe vai poder estar mais próxima, visitando os municípios e dando assistência”, afirmou Natiele Costa, gerente regional de saúde do Juruá. Já Roberto Holanda, secretário adjunto de saúde de Cruzeiro do Sul, “é uma satisfação ver essa descentralização da saúde, tendo uma unidade como essa aqui no Juruá”.

Saúde Pública

Durante a solenidade, foi pontuado também os avanços do governo do Estado na qualidade da saúde pública. Indicadores como a queda de 20% da mortalidade infantil em todo o estado e de 50% da mortalidade materna foram alguns desses avanços. Tem ainda os leitos que saíram do número de 38 e estão chegando a 109 em breve.

Na última sexta-feira, o governador inaugurou ainda o novo Hospital Regional do Alto Acre Wildy Viana, que atenderá mais de 100 mil pessoas em toda aquela região, incluindo os países vizinhos Peru e Bolívia. Ações como essa fortalecem a saúde em todo o estado e descentralizam os atendimentos, que seriam apenas realizados em Rio Branco.

Além dos mais de R$ 160 milhões que estão sendo investidos em obras de unidades e empreendimentos da saúde, o governo segue investindo mais de R$ 1 bilhão em saneamento básico e pavimentação em todo o estado. “A luta da vida é trabalhar, fazer o melhor e estar com muita união em busca dos resultados”, afirmou o governador.