Qual sua idade arterial?

A Vitamina K2 traz benefícios para a saúde de nossas artérias

O coração humano bate cerca de 30 milhões de vezes por ano, e a cada batimento se forma uma espécie de onda de sangue pelas artérias. Depois de décadas nessa rotina, as artérias começam a ficar enrijecidas. Esse processo é chamado de envelhecimento arterial, que é uma condição normal, pois todos nós envelhecemos.

Porém, dependendo das condições de saúde do indivíduo, há interferência direta no envelhecimento arterial, como explica o Dr. Francisco Fonseca, cardiologista e professor adjunto da Escola Paulista de Medicina.

“Envelhecer é inevitável, mas é possível retardar os efeitos do processo de acordo com o modo como a pessoa vive. Quem faz atividade física, controla peso e não fuma, por exemplo, tem mais saúde e o envelhecimento surge posteriormente e de maneira mais branda. Por sua vez, a pessoa que faz tudo ao contrário das recomendações médicas pode ter uma idade arterial mais avançada do que sua idade cronológica.”.

O envelhecimento arterial traz sérias consequências, pois as artérias ficam enrijecidas e formam calcificações. Com o enrijecimento arterial, as artérias perdem a sua capacidade de bombear sangue adequadamente levando a problemas na circulação de órgãos nobres como coração, rins e cérebro.

Os sete aspectos – O Dr. Francisco Fonseca destaca sete aspectos fundamentais que têm sido recomentados para manter a saúde arterial:

Dois são mecânicos: a pessoa não pode ser obesa e deve ter pressão arterial controlada;

Dois são metabólicos: o paciente precisar ter bom índice de colesterol e da glicose (evitar ou controlar o diabetes);

E três aspectos são comportamentais: não fumar, ter dieta saudável e praticar atividade física regularmente.

“O indivíduo que consegue cuidar de todos esses aspectos está cuidando da sua saúde e diminuindo assim os riscos de doenças cardiovasculares”, complementa o cardiologista.

A vitamina do coração – Outra ferramenta que pode contribuir para a saúde arterial em dia é a suplementação vitamínica. O papel da vitamina K2 está sendo testada em várias regiões do mundo e, os estudos observacionais disponíveis sugerem benefícios para maior saúde cardiovascular. A vitamina K2 é um cofator que ativa proteínas no sangue. Uma dessas proteínas inibe a calcificação das artérias, sendo uma ferramenta promissora para tratar o envelhecimento arterial.

“Existe opções da vitamina K2 altamente purificadas e que permitem suprir nossas deficiências decorrentes de dietas inadequadas e, tem sido recomendada, particularmente para pacientes com algumas doenças mais frequentemente associadas com alterações nos vasos, como pacientes renais crônicos, diabéticos e com sinais de calcificação nos vasos sanguíneos”, destaca o Dr. Francisco Fonseca.

A união dos sete aspectos com a suplementação da vitamina K2 são fatores determinantes para a boa saúde, uma vez que as artérias definem a real idade do seu organismo.

Conseguimos abordar o tema com a publicação do texto ou com entrevista? Dr. Francisco está à disposição para bate papo.