Acre, Rondônia e Amazonas com risco de chuva forte

Nesta véspera de feriado, o sol aparece em todos os estados da Região Norte do país e a temperatura fica próxima de 40°C em algumas capitais, como Boa Vista. Por outro lado, o ar mais seco inibe a formação de nuvens de chuva em Tocantins, Amapá, Roraima e o extremo norte do Pará.

Nas demais áreas, o calor e a alta umidade ajudam a formar nuvens carregadas que provocam pancadas acompanhadas de raios. O risco de chuva forte é maior em Rondônia, Acre, e no sul do Amazonas.

Feriado

O sol aparece na Região Norte e o ar seco se espalha um pouco mais sobre o Pará. Neste feriado de 12 de Outubro, não há expectativa de chuva no Amapá, norte do Pará, região de Santarém e Altamira e também no centro-sul do Tocantins.

Segundo o site Clima Tempo, no Acre o em boa parte do Amazonas, o tempo fica instável com previsão de pancadas de chuva a qualquer hora intercalando períodos de sol. Há risco de chuva forte. Nas demais áreas amazonenses o forte aquecimento ajuda a formar nuvens que provocam pancadas de chuva com raios já pela manhã, em cidades localizadas ao norte e leste do estado. Em Roraima, volta a chover de forma isolada e mal distribuída.

No norte do Tocantins, a umidade alta associada ao calor favorece a ocorrência de pancadas de chuva, principalmente à tarde e à noite.