Novembro Azul: Prefeitura intensifica ações de promoção da saúde do homem

No mês dedicado a promoção da saúde e prevenção de doenças que afetam a população masculina, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) intensifica as ações voltadas para o público alvo da campanha Novembro Azul.

As ações vão envolver equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros e URAPS, e incluem consultas médicas, consultas de enfermagem, atendimento odontológico, realização de testes rápidos (HIV, sífilis, hepatites B e C), testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial (PA), farmácia, vacinação, realização de exames preventivos (PSA, toque retal, USG de próstata), dentre outros. A programação prevê ainda ações educativas, recreativas e de cuidados pessoais como palestras, rodas de conversa, corte de cabelos, jogos.

O ponto alto da programação acontece nesta sexta-feira, 09, no Dia “H” de prevenção de combate ao câncer de próstata. Na policlínica Barral y Barral, durante todo o dia – das 7h às 17h- as equipes da unidade estarão mobilizadas para o atendimento médico, de enfermagem, testes rápidos, aferição da pressão arterial, vacinação e dispensação de medicamentos.

O “Novembro Azul” é uma campanha desenvolvida no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que teve sua origem em 2008. O principal objetivo é prevenir e combater o câncer de próstata. Em 2012, inspirado pelo “Movember” – movimento internacional dedicado à conscientização e arrecadação de fundos na luta contra a doença -, a campanha se concentrou no mês de novembro, visto que no dia 19 de novembro se comemora o Dia Internacional do Homem e, por isso, passou a se chamar “Novembro Azul”. Desde então, diversas ações e atividades relacionadas ao tema são desenvolvidos anualmente no Brasil.

Da Assessoria

Fotos Assis Lima/DECOM