Coluna Bom Dia

Cachimbo da Paz

Como previsto, a reunião do PSD com integrantes do governo de Gladson Cameli, terminou com todos fumando o Cachimbo da Paz e em plena harmonia. Com isso, Gladson venceu as últimas resistências que estava encontrando para a montagem da sua administração. Agora, reina a paz no novo governo.

Acerto

Ficou acertado que o PSD ficará com a secretaria de Ciência e Tecnologia e a Cohab. Além disso, receberá mais quatro cargos considerados importantes no segundo Escalão. Um deles será uma acomodação em uma Diretoria da Secretaria de Produção

Ensino

O PSD também deve receber a indicação das almejadas diretorias de ensino no interior. Pelo menos uma dessas diretorias, das mais importantes, deve sair da quota pessoal do senador Sérgio Petecão.

Divisão

Com a conversa de ontem, ficou certo que o PSD e o PSDB vão dividir algumas indicações importantes para o segundo Escalão do governo. Mas o MDB e o PP também não serão esquecidos.

Presença

Quem esteve presente na reunião ontem foi o experiente político Osmir Lima, que funcionou como uma consciência coletiva e pediu moderação a todos os interessados, a todos os caciques políticos.

Sensibilidade

Osmir pediu a todos que tivessem altruísmo e sensibilidade para abrir mão e admitir entendimentos na montagem da próxima administração. Falou que a unidade é fundamental e que ao longo do governo as posições vão se cristalizar e as composições ficam mais fáceis.

Cidade

Osmir Lima também pediu aos dirigentes partidários que tenham a sabedoria de indicar nomes técnicos, clientes e capazes de assumir postos importantes e com a qualificação necessária ao governo.

Apoiado

Osmir foi fortemente apoiado pelo Senador Petecão, que já na véspera havia sinalizado o bom entendimento, comparecendo à despedida de Gladson Cameli no Senado e fazendo um elogiado aparte em seu pronunciamento. A paz voltou a reinar absoluta nas hostes do governo.

Comemoração

Para comemorar o rumo das negociações, logo após a reunião, o senador petecão convidou todos os presentes para o churrasco na sua famosa Fazenda Boi Cagão.

Amac

A eleição da Amac, ocorrida ontem, apesar da lavagem de roupa suja, a portas fechadas, estaria encaminhando para uma solução tranquila, se não fosse a já esperada participação bombástica do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro.

Tumulto

Tal como fez na eleição passada Ilderlei quis ganhar no grito. Ficou em posição isolada e não conseguiu nenhum destaque para suas reivindicações. Anda por baixo mesmo o prefeito.

Ausências

 Dois prefeitos não compareceram a eleição da nova diretoria da AMAC. André Maia (PSD), de Senador Guiomard, está preso. Rivelino Mota, de Santa Rosa do Purus também não compareceu. Segundo a assessoria da AMAC, o gestor alegou problemas com agenda para justificar a ausência.

Pegando Fogo

 Depois que as portas se abriram, todos estavam sorridentes. Mas durante a votação na AMAC, que ocorreu de portas fechadas, os ânimos se exaltaram. A prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem(PT), ao sair para tomar água disse que a reunião estava ¨pegando fogo¨.

Articulou

 Mazinho Serafim (MDB), prefeito de Sena Madureira, foi o peso na balança na eleição de Socorro Neri (PSB) para a presidência da AMAC. Abriu mão do cargo de vice, convenceu os colegas e ainda emplacou Zezinho Barbary (MDB) de Porto Walter em seu lugar. Mazinho disse que a unidade falou mais alto.

Roupa suja

A agora ex-presidente da AMAC, Marilete Vitorino (PSD), de Tarauacá, justificou com essa frase o motivo da eleição ter ocorrido á portas fechadas: ¨ roupa suja se lava em casa¨, disse, negando no entanto que tenha havido qualquer desentendimento entre os colegas na composição dos nomes.

Normal

A eleição de Socorro Neri para a presidência da Amac retoma a tradição de o prefeito da capital assumir a presidência da entidade. Isso só foi rompido há dois anos, quando os prefeitos da então oposição impediram que Marcus Alexandre fosse eleito. Agora, passada a eleição, tudo volta à normalidade.

Clima

Claro que as investigações realizadas pela polícia federal e o Ministério Público nas prefeituras do interior deixaram o clima tenso na reunião da AMAC. O prefeito André Maia, de Senador Guiomard não foi porque está preso. Pelo menos outros dois prefeitos estão na bica de seguirem o mesmo caminho. É tensa a situação no interior.

Prévias

Para se chegar ao consenso na Amac foram realizadas duas reuniões prévias e mais uma antecedendo a votação final. Foi aí que Mazinho Serafim, em nome da unidade, abriu mão da vice-presidência para o popular prefeito de Porto Walter, Zezinho Barbary. Tudo acabou em paz.

Prestação

Passados 7 dias do prazo estipulado pelo TER, 143 candidatos das últimas eleições ainda não prestaram contas de suas despesas, como manda a lei

Sanções

Esses candidatos estão sujeitos a não receberem a quitação eleitoral e, deste modo serem considerados inadimplentes perante a justiça, sendo impedidos de se candidatar nas próximas duas eleições

Lista

A lista completa dos candidatos inadimplente ou que tiveram problemas em suas prestações de contas está no site do TER.

Coragem

Coragem ou burrice. Em um balneário da capital, um vigia tentou impedir a entrada de policiais federais, com mandado, que iriam apreender a lancha de um suspeito de corrupção. O vigia passou o cadeado no portão e se recusou abrir.

Prisão

Resultado é que foi preso na hora, por um policial federal que deu um tiro e estourou o cadeado. Feito isso, a lancha, motivo do mandado, foi devidamente apreendida. Não se entende por ordem de quem o funcionário se negou a cumprir a ordem judicial .

Compromisso

O Governo do Estado está cumprindo todos os compromissos a que se propôs na área da saúde. A entrega de mais 33 leitos no HUERB é prova disso. Eventuais problemas de custeio não atrapalham a verdade do investimento de qualidade feito pelo governo na infraestrutura hospitalar do Estado. É preciso reconhecer isso.

Ameaça

A prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino, disse ontem que está sendo ameaçada de morte e disse estar pensando até em entregar o cargo. A situação em seu município é caótica.

Caos

Não dá para dizer se as ameaças de morte são a sério ou uma brincadeira de mau gosto. O que se sabe é que a população está insatisfeita com a prefeita em Tarauacá e a cidade beira o caos.

Lá e cá

Ontem, o Acre teve uma folga no noticiário político-policial e a bomba estourou em Roraima, onde uma deputada estadual Eleita foi presa por supostos desvios em contratos de transporte escolar. A situação está feia no país inteiro.

Posse

O Ministério Público Federal entrou com mandado para impedir a posse, terça-feira, dos deputados Manoel Marcos e Dra Janaína. Há uma batalha jurídica em curso.

Destaque

Sites e perfis evangélicos de todo o país deram destaque à prisão do pastor Deputado Manoel Marcos,. De uma maneira geral, as páginas ligadas à Igreja Universal o defenderam, as demais repercutiram os ataques e as denúncias feitas a ele.

Posse

Saiu a programação da posse de Gladson Cameli e Major Rocha, que vai acontecer dia primeiro de janeiro, às 16 horas, no hall da Assembleia. Será um misto de ritos oficiais e festa popular.

Programação

Na Assembleia Legislativa governador e vice assumem oficialmente o governo do Estado. Depois, às 17h, acontece a transmissão do cargo e a entrega da faixa governamental, em frente ao Palácio Rio Branco.

Popular

Uma programação especial está sendo preparada com a presença do Conservatório Musical do Vale do Juruá, projeto social do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e do 61º BIS do Exército Brasileiro. O coral e orquestra jovem contam com o apoio das senhoras de Cruzeiro do Sul ara essa apresentação.

Madrinha

A madrinha do projeto musical e social é  ex-primeira dama, esposa do falecido governador Orleir, dona Beatriz Cameli, grande incentivadora da cultura o Juruá.

Anúncio

O site Brasil 247 ostentava ontem uma publicidade da Secretaria de Educação da Prefeitura de Rio Banco. Pena que os órgãos de mídia locais não tenham tido a mesma sorte de contar com uma mídia dessa, que certamente não aconteceu de graça