Coluna Bom Dia

Esforço

O Governo do Estado está fazendo um grande esforço para terminar a gestão quitando o pagamento do décimo terceiro salário de todo o funcionalismo, como vem acontecendo desde o início da gestão do PT, sem atrasos sequer em  um mês.

Mobilização

A situação é crítica, em razão do brutal corte de epasses pelo Governo Federal, mas o governador Tião Viana ainda não jogou a toalha e acredita que possa ser possível realizar o pagamento.

Garantido

O governador já garantiu pagamento do mês de dezembro para todos os servidores do executivo e de todos os poderes e realizou o repasse para o pagamento do 13º tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Ministério úblico e Defensoria`, em um grande esforço.

Parcela

O governador Tião Viana conta ainda com a terceira parcela do FPE a ser depositada no dia 28 para que talvez pague o restante do compromisso com os servidores do Estado. Técnicos do Estado acreditam que será possível quitar esse compromisso.

Vitoria

Se conseguir cumprir mais esse desafio, o governador Tião Viana, apesar dos percalços de fim de governo, conseguirá cumprir uma de suas metas prioritárias, a de dar prioridade asoluta para os servidores públicos

Posta

Há muita gente que aposta contra o governo e contra os servidores. A coluna não consegue imaginar que vantagens políticas podem advir de uma posição de jogar contra o servidor público.

Falar a verdade

A verdade é que o esforço está sendo feito e está dando resultado. Todos os que torcem contra, por motivos políticos, deveriam se envergonhar, porque na verdade estão tentando prejudicar quem nada tem com história, que é o funcionário público

E depois

O governador Gladson Cameli fez discurso duro mostrando a situação difícil do Estado que irá herdar. Mesmo assim, herdará o Acre em condições melhores do que o seu tio, Orleir Cameli, quando assumiu o governo. No tempo de Orleir, O Acre estava com três folhas de pagamento atrasadas, o funcionalismo insatisfeito, todo mundo sem receber. Hoje, com todos os problemas, Gladson recebe um Estado em bem melhor situação.

Tempo

Orleir cameli levou um bom tempo para pôr as Finanças do combalido o estado que herdou em ordem. Mal comparando, a situação era bem pior do que agora. O estado muito mais frágil é muito mais carente.

S criança

Uma semelhança que já se nota entre o governo de Gladson e o do seu tio Orleir é a presença de um secretário forte. No governo de Orleir era onipresente secretário da fazenda Ceará. No de Gladson, parece que o homem forte, capaz de chamar para si as críticas que não devem atingir o governador será o secretário Ribamar Trindade, da casa civil. Uma missão espinhosa.

Importante lembrar

Muita gente comenta a homenagem que Gladson Cameli fez ao tio Orleir, destacando que ele teria sido o primeiro Governador acreano vindo de Cruzeiro do Sul. Só que isso não é verdade. A bem da história, é importante lembrar que o primeiro Governador cruzeirense foi também o primeiro Governador eleito do Acre, José Augusto de Araújo, pai da atual vice-governadora Nazareth Araújo.

Líder

José Augusto foi eleito conta toda a estrutura política na época no Acre. Interessante é que, seu comício da campanha realizado em Cruzeiro do Sul teve a presença dos então jovens irmãos Orleir e Chiquinho Cameli. Orleir gostava de contar este caso, como o primeiro contato que teve com a política acreana.

Café da manhã

Pode parecer piada, mas é verdade. O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, conseguiu autorização da Câmara Municipal do município para ausentar-se território nacional entre os dias 3 e 12 de Fevereiro de 2019. O motivo é interessante.

Projeto

Segundo projeto aprovado na câmara de Cruzeiro do Sul, o prefeito viajará para Washington, capital dos Estados Unidos para participar do 67º café-da-manhã Nacional de oração, convidado pelo comitê Nacional de Anfitriões de oração de café da manhã dos Estados Unidos

Duração

Esse café da manhã deve ser mesmo porreta ou a oração deve ser muito longa. O período de afastamento do prefeito será de nove dias. Um café reforçado. Coisas do Acre. Será que ai ter tapioca?

Siribolo

As operações policiais ligadas à política do Acre parecem que não tem fim. Ontem foi a vez de Cruzeiro do Sul explodir. A denúncia de compra de votos e envolve vereadores, cabos eleitorais candidatos a deputados eleitos e não eleitos na cidade.

Esquema

Segundo dados da polícia, o esquema estaria ligado principalmente ao Deputado e Candidato Josa da farmácia, que é um dos investigados, embora não tenha sido preso. É mais um político pelas tabelas.

Denúncia

As operações eleitorais e ligadas à política já explodiram em Senador Guiomar, Acrelândia, Plácido de Castro, Capixaba, Sena Madureira e agora Cruzeiro do Sul, sem contar os problemas mais antigos.

Expulsão

O vice-governador eleito do Acre, major Rocha, que foi um dos líderes do PSDB na Câmara Federal enviou Ofício ao partido propondo expulsão sumária do deputado Aécio Neves, por envolvimento com corrupção.

De cadeira

O vice-governador major Rocha pode falar de cadeira, pois foi ele que denunciou o presidente Lula no plenário do Congresso. Assim, Rocha prova que pau que dá em Chico também dá em Francisco

Manifestação

Muito feia a manifestação na Assembleia Legislativa contra políticos e partidos. Mas no Acre a coisa ainda ficou só nas palavras de ordem. Em Minas Gerais e em São Paulo, a cerimônia de diplomação chegou às vias de fato, com muita briga e confusão entre os deputados. Pobre Brasil

Subida

Começam a subir as águas do rio Acre. Não está descartada, a possibilidade de cheia nos primeiros meses do próximo ano uma situação preocupante.

Balanço

O deputado Ney Amorim, presidente da Assembleia Legislativa, fez um balanço de seus três mandatos como deputado estadual, com uma trajetória limpa e relevante.

Está aqui

Alem do destaque dos quatro anos na presidência da Assembleia, dignificando o poder, restaurando a credibilidade em vários setores, Ney Amorim também se destaca pelos projetos individuais que conseguiu aprovar.

Luta

Um dos projetos exemplares do deputado Ney Amorim é de Apoio aos portadores da síndrome de Down. Amorim contratou os dois primeiros portadores desta síndrome como servidores da Assembleia Legislativa, probamdpo que é possível, necessária e Fundamental a integração e a eliminação de preconceitos nessa área. Uma atitude exemplar

Aaprovação

Assembleia Legislativa aprovou sem problemas as contas do governador Tião Viana  dosexercícios de 2013 a 2016. Em suma, ouve muita marola e pouca onda. Nenhum problema foi identificado.

 Visita

Foi muito importante para a governabilidade e a boa saúde institucional do Estado a visita que o vice-governador major Rocha fez à prefeita Socorro Neri. Mostra que é possível e desejável o entendimento, mesmo com posições políticas que podem não ser as mesmas. É assim que deve seguir a política.

Aposentados

Os aposentados e pensionistas do Poder Executivo  também já estão com o décimo assegurado, uma vez que são pagos com recursos do fundo previdenciário.

Tornozeleira

O diretor-presidente do Procon Diego Rodrigues foi solto ontem graças a um Habeas Corpus. Saiu da Penal direto para a sala do IAPEN para colocar tornozeleira eletrônica por decisão judicial, além de uma série de restrições determinadas pelo juiz.

Santinhos

Diego Rodrigues passou cinco dias presos sob acusação de ter desviado do Fundo Partidário para eleger sua mãe, a deputada estadual Dra. Juliana, solta na quarta-feira.

Ainda

Os outros dois filhos da Dra. Juliana seguem presos sob a mesma acusação e, até o fechamento da coluna, sem previsão para liberação.

Castanha

A respeito de nota dessa coluna, é preciso esclarecer a verdade. O Acre ainda lidera com folga a questão do beneficiamento e exportação de Castanha, apesar dos esforços de Rondônia. É o que provam os números

Aumento

Os números do ano de 2018, até, novembro, mostram que o Acre teve um aumento de exportação de castanha da ordem de 159%. E Castanha beneficiada. Enquanto Rondônia exporta para o Irã, o Acre exporta para os Estados Unidos, França, Israel, China e Reino Unido,

Inauguração

O governador Tião Viana entregou ontem a terceira e última fase do hospital Wildy Viana, em Brasileia. Mais uma etapa de suas promessas plenamente cumpridas na área de saúde.