Gladson faz alerta aos novos secretários em cerimônia de posse

Em um forte discurso de tom emocional, o governador Gladson Cameli deu posse, ontem, ao seu secretariado. Aos novos ocupantes dos cargos de primeiro escalão o governador pediu que eles fossem corajosos, honestos,  criativos, humildes, realistas, intensos, otimistas, acessíveis, humanos, parceiros, líderes e tementes a Deus. Disse que cada um foi escolhido “após uma minuciosa seleção dos talentos que o nosso estado tem a oferecer. Saibam que foram chamados pelas suas qualidades e pelo trabalho que desempenharam a favor da sociedade até aqui”. Mas destacou que nenhum deles é insubstituível e que devem elaborar respostas “que aliviem a dor de nossa gente”.

Eis a íntegra do discurso de posse dos novos secretários, feio pelo governador Gladson Cameli:

“Senhores secretários e familiares:

Bom dia.

Hoje iniciamos uma jornada que nos definirá para as próximas gerações do Acre. Os senhores terão nas mãos a capacidade de moldar o futuro e isso irá definir a nossa história.

Cada um de vocês foi escolhido após uma minuciosa seleção dos talentos que o nosso estado tem a oferecer. Saibam que foram chamados pelas suas qualidades e pelo trabalho que desempenharam a favor da sociedade até aqui. Mas isso não os torna insubstituíveis. A partir de agora, os senhores terão que oferecer respostas que aliviem a dor da nossa gente.

Nem mais, nem menos: todos serão cobrados de acordo com o desafio que ousaram aceitar.  Por isso, me permitam fazer algumas recomendações, ao invés de apenas um discurso.

Sejam corajosos!

É preciso encarar de frente os problemas que podem atrasar o nosso estado: a corrupção, a falta de recursos e a acomodação ilusória da sensação de poder.

Sejam honestos!

Essa é mais que uma recomendação: é uma exigência! Poderão surgir tentações em seus caminhos. Não tolerem a corrupção. Porque eu não tolerarei os corruptos.

Sejam criativos!

Os problemas que se acumulam há décadas não serão resolvidos se fizermos apenas o mesmo que já foi feito. É preciso buscar soluções inovadoras e eficientes. Essa será a marca do nosso governo.

Sejam humildes!

Saibam que um secretário não é uma autoridade. Nem mesmo o governador é. Somos todos empregados da população. O que precisa aparecer são os resultados, não a imagem de cada um.

Sejam realistas!

Saibam aceitar as críticas e aprender com elas. Assim, todos os dias terão oportunidade para fazer um pouco mais.

Sejam intensos!

Façam o que tiver que ser feito com dedicação integral. Não existe meia vitória. O Acre exige e merece o total comprometimento de todos nós.

Sejam otimistas!

Todos sabem do momento gravíssimo atravessado pelo nosso estado. Mas não podemos nunca perder a fé em melhorar a vida das pessoas. O acreano precisa e merece a total dedicação do governo.

Sejam acessíveis!

Não se fechem em gabinetes ou troquem o calor humano pelo frio do ar condicionado. Os melhores exemplos são dados através das nossas ações.

Sejam humanos!

Não caiam na ilusão da frieza dos números. Jamais esqueçam que tudo o que fazemos é pelas pessoas, sobretudo por quem mais precisa.

Sejam parceiros!

Nenhuma secretaria é ou será mais importante que outra. Ninguém poderá se achar superior ao mais um humilde cidadão. Trabalhem em conjunto. Assim, seremos mais que um governo. Seremos um time!

Sejam líderes!

As equipes que comandarão precisam sentir que  são parceiros nos sacrifícios que serão exigidos a todos, inclusive com elevada capacidade de trabalho.

Sejam tementes a Deus!

Não tenham vergonha de acreditar e confiar em Deus. A fé que nos sustenta é a mesma que nos renova.

Enfim, sejam!

Existam!

Façam!

Lutem!

Busquem!

Persistam!

Alcancem!

Realizem!

E enquanto assim fizerem, poderão contar com o meu apoio e com a gratidão de todo o povo do estado do Acre.

Meus irmãos, vamos ao trabalho! Para honrar nossos nomes, o nosso estado e a nossa história.  Muito obrigado, que Deus nos guie e proteja”.