Sérgio Petecão é eleito 1º secretário da Mesa Diretora do Senado

Nesta quarta-feira 06, foi eleita a Mesa Diretora do Senado Federal. E foi confirmado o nome do senador acreano Sérgio Petecão (PSD) como 1º secretário da casa.

Agência Senado

Na última Legislatura, Petecão já compôs a Mesa Diretora em um cargo mais modesto, de 2º suplente.

A Mesa para o biênio 2019-2020 terá a participação de senadores de todas as cinco regiões do país, fato que volta a acontecer depois de quatro anos.

A primeira-vice-presidência permanece com o PSDB e será exercida pelo senador Antonio Anastasia (MG). O segundo-vice-presidente será o senador Lasier Martins (Pode-RS), que se transferiu para a legenda nos últimos dias e recebeu a indicação.

Segunda maior bancada da Casa, o PSD (9 senadores) se encarregará da primeira-secretaria, com o senador Sérgio Petecão (AC). Já a maior bancada, o MDB (13 senadores), ficará com a segunda-secretaria — o indicado foi o senador Eduardo Gomes (TO). É a primeira vez que nenhuma das maiores bancadas ocupa cargos de presidência ou vice-presidência.

Reprodução FaceBook

A terceira-secretaria terá como titular o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ e a quarta, o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS). Os quatro suplentes da Mesa serão os senadores Marcos do Val (PPS-ES), Weverton (PDT-MA), Jaques Wagner (PT-BA) e Leila Barros (PSB-DF).

Os membros da Mesa foram eleitos em chapa única, que recebeu 72 votos favoráveis e 2 contrários. Houve ainda 3 abstenções.

A 1ª Secretaria é conhecida como a “prefeitura do Senado”, porque comanda toda a administração da Casa. Nos últimos 2 anos, o cargo foi comandado pelo PT, com o senador José Pimentel (CE).

Agência Senado explica que as atribuições do senador Petecão como 1º secretário estão: a rubrica da listagem especial com o resultado da votação realizada por meio do sistema eletrônico; realização da leitura em plenário da correspondência oficial recebida pelo Senado e de todos os documentos que façam parte do expediente da sessão.