ÚLTIMAS NOTÍCIAS >>

Coluna Bom Dia

Investigação

Uma fonte da justiça eleitoral contou ontem à coluna que deve haver investigação séria e profunda a respeito da denúncia da existência de candidata laranja no partido Democratas, que teria destinado parte da verba recebida para a campanha do deputado federal eleito Alan Rick.

Igual

A investigação no Acre acontecerá nos mesmos moldes da que está sendo elaborada em Pernambuco, para investigar também desvios de verbas originalmente destinadas a candidatas do PSL e que teriam sido usadas em outras candidaturas ou de maneira irregular.

Crime

A investigação lá e aqui no Acre vai apurar se existe crime de contabilidade fraudulenta, de desvio de dinheiro da campanha e de candidatura fantasma, para burlar a lei que exige 30% de participação feminina .

Não é tranquila

Segundo a fonte da coluna, não é tranquila a situação do deputado Alan Rick, que terá novamente suas contas de campanha devassadas, independente da nota oficial do partido desmentindo o caso.

Laranjal

A justiça eleitoral vai fundo nessa história de Laranjal, seja de qual partido for e em que estado tenha acontecido.

No Acre

O candidato derrotado do PT a presidente, Fernando Haddad, deve marcar agenda para o Acre, na perambulação que vem fazendo em todo o Brasil, reorganizando o partido e defendendo a liberdade para Lula.

Primeiro

O primeiro ato dessa campanha aconteceu em Fortaleza, com boa presença de público. Vamos ver quantas pessoas ainda irão às ruas pelo PT do Acre.

Corrida

É bom que Haddad venha logo, porque a corrida para queimar camisas-vermelhas e estrelinhas é grande. Gente que até ontem comeu nas mãos dos petistas, que vendeu sua alma por tanto tempo ao partido, agora corre atrás das tetas do novo governo. Mal sabem que estão marcados e rotulados. A conversão não engana ninguém, nem eles próprios.

Concurso

Acontece hoje o concurso da Secretaria de Educação. O secretário Mauro Cruz explicou que esses professores receberão treinamento já em ação, para que não atrase ainda mais o ano letivo. Mas todos, no primeiro semestre, serão capacitados dentro das prioridades da educação estadual.

Propostas

Em entrevista publicada nesta edição de A TRIBUNA, o secretário Mauro Sérgio Cruz revela algumas das prioridades de sua pasta. Todas pertinentes e necessárias. Ao que parece, sua nomeação foi um pleno acerto do governo.

Ideb

Um dos aspectos abordados pelo secretário e a decisão de que a secretaria e o governo não se basearão no desempenho apenas de algumas escolas de ponta, de elite, nos resultados do Ideb. O que eles querem é o nível melhor em todas as escolas, de Assis Brasil a Mâncio Lima, passando por Rio Branco.

Medida

Esta é uma posição sensata é necessária. Não pode haver diferença no tratamento entre escolas e muito menos entre estudantes. O mesmo direito de um aluno da capital deve ser o de um estudante em Santa Rosa.

Ensino médio

O novo secretário quer dar um formato mais moderno ao ensino médio, com a formação acadêmica em contato maior com o mercado de trabalho. Está mais que certo. É realmente o caminho.

Militar

O secretário Mauro Cruz apontou que por onde anda o desejo da população é a construção de mais escolas militares. Entretanto, existe uma limitação no número de policiais que oje esyão disponíveis para essas unidades de ensino. A prioridade continua sendo o Combate à violência. Por isso, o governo vai com calma na multiplicação das escolas militares, mas deve instalar uma na cidade do Povo, que é um compromisso de campanha.

Saúde

O secretário de saúde Alysson Bestene se reuniu com o secretário Municipal de Saúde de Boca do Acre para acertar novos termos de cooperação. O Acre é fundamental para o atendimento à população daquela cidade amazonense. A contrapartida pode ser o apoio da Secretaria de Saúde do Amazonas em exames a serem realizados em Manaus.

Horário

Acabou hoje o horário de verão e a população do Acre voltou a ficar com duas horas de diferença para o sul do país. É preciso estar atento para a compatibilidade de horários nos primeiros dias

Prefeitos

A prefeita Socorro Neri, recém-chegada de Brasília, onde participou de encontro municipalista defendeu que só com o apoio decisivo de deputados e senadores será possível mudar os termos do pacto federativo, favor dos Municípios.

Reunião

A reunião da frente municipalista, em Brasília, contou com pelo menos 200 deputados e senadores, inclusive toda a bancada do Acre.

Recursos

A grande expectativa da prefeita Socorro Neri, única mulher a dirigir uma associação Estadual de municípios, é que no esperado aumento da arrecadação federal sobre uma parte maior para ser repassada aos municípios de todo o Brasil

lá e cá

Bastou o vice-governador Major Rocha fazer uma visita a um hospital, para o Deputado José Bestene, ontem, se reunir com agentes penitenciários. O recado parece claro: Não se meta na minha área, que eu não me meto na sua. Mas um pepino para o governador resolver

Luz

Enquanto Rondônia briga, o Acre assiste impassível ao aumento da energia elétrica. Por aqui, os políticos ficam apenas esperando para ver o que dá a briga no estado vizinho, para tomar posição. Não pode. É preciso resistir.

Resistência

Está sendo muito grande a resistência em Rondônia a algumas medidas tomadas pelo novo Governador de lá. Ele não estaria com essa bola toda. Muita confusão na complicada política rondoniense.

Perigo

Enquanto isso, o Rio Madeira continua enchendo e pode ocasionar grave crise de abastecimento no Acre, inviabilizando o transporte por balsa e até mesmo a passagem na BR-364. O Governo do Acre só pode monitorar e torcer para a chuva parar nas Cabeceiras do Madeira.

Rios

O comportamento dos rios no Acre é variável. Em um dia há sinal de vazante, no outro as águas voltam a subir em repiquete.

Liberal

O advogado Valdir Perazzo anunciou o apoio do movimento liberal e do Instituto Liberal acreano ao Governador Gladson Cameli. Ele disse em artigo, que por seu gosto, o governo nomearia apenas pessoas de formação política liberal conservador, com 180 graus de diferença em relação ao governo anterior

Conservador

Entretanto, o próprio Perazzo comentou que, depois de ter comandado o estado por 20 anos, o PT formou duas gerações de quadros políticos e administrativos no Acre. E que isso tem que ser levado em conta, no momento da montagem do governo. E que apoia as decisões do governador.

Gonçalves

Depois de 40 anos de atuação no Estado a filial do Supermercado Gonçalves vai fechar.

Demissão

Por conta do fechamento do supermercado, dezenas de famílias serão demitidas e ficarão fora do mercado do trabalho.

Crise

O fechamento mostra quão grave é a situação do mercado privado . O crescimento de duas redes locais inviabilizou o mercado que veio de Rondônia. Fica a lição para o empresariado acreano.

Telhado

Alguns ex-parlamentares do Acre se aventuram a fazer diagnóstico da vida alheia e se autoproclamam arautos da moralidade e da virtude, mas esquecem de olhar seus rastros.

De vidro

São ex-profissionais especialistas em compra e e venda de voto que agora se arvoram a criticar colegas que permanecem no parlamento. E usam como medida do erro alheio os seus próprios erros.

Quem será?

A pergunta que não quer calar é: quem é mesmo o articulador político do governo? Muitos são os nomeados, muitos são os que se acham no direito de estar no cargo, mas de fato mesmo, a articulação anda pífia.

Destoando

Muito do desgaste que o governo vem passando na área política, na segurança pública, com servidores estaduais, saúde e, principalmente com os concursados não convocados, se deve à falta de uma boa articulação política.

Ordem

É  bem verdade que cabe a Gladson Cameli tomar as rédeas da situação, mas também é verdade que sua equipe de articulação, até pelo tamanho e estrutura que tem, deveria tratar melhor o assunto.

Tempo

O governo ainda é muito jovem para se exigir resultados fortes de suas políticas públicas, mas também não se pode deixar de levar em conta a importância de começar desde cedo um tratamento diferenciado aos segmentos sociais.

Cuidado

Muito das reclamações que se tem nessas áreas são oriundas do tratamento que foi dado no governo passado. E a esperança de todos é que a relação seja melhor, como está sendo, mas com uma equipe afinada com as necessidades da comunidade.