Coluna Bom Dia

Líder

O vereador Eduardo Farias, do PC do B, anunciou ontem que está deixando a liderança da prefeita na Câmara Municipal de Rio Branco. Ele será substituído pelo vereador Rodrigo Forneck, do PT

Liberdade

Eduardo Farias disse que vai se dedicar à função de presidente do diretório municipal do PC do B na capital, e que considera aberta a temporada de definições eleitorais para a campanha do ano que vem, que renovará o comando a gestão Municipal.

Comunicou

Ao comunicar sua decisão à prefeita, Farias admitiu que a prefeita tem plenas condições de iniciar um trabalho sério de recapeamento da cidade e, desta forma, calar os críticos a sua administração e se credenciar para a disputa do próximo ano

Não significa

Não significa que o PC do B tenha rompido alguma aliança com a prefeita. Simplesmente, o vereador quer se sentir mais livre e solto para conversar com outros partidos que poderão vir a compor com o PC do B na eleição.

Sem definição

O certo é que ninguém pode afirmar se a prefeita Ssocorro Neri vai sair ou não para a reeleição. Até hoje, há sinais nos dois sentidos.

Escolha

O fato é que o PC do B quer entrar na concorrida eleição com ampla liberdade de escolha do seu candidato. Ninguém está descartado para fazer a aliança com os Comunistas

No PT

Pesou na decisão de Eduardo Farias o fato do PT estar buscando, a duras penas, uma fachada de unidade e coesão, com a eleição de Sibá Machado para o diretório estadual. Isso com certeza terá Impacto nas definições para as próximas eleições;

Paz

O PT está em busca da pacificação interna a eleição de Sibá é o sinal da busca de um entendimento mínimo que impeça a explosão do partido. Mesmo assim, a subida de Sibá aponta por vários mudanças na condução da legenda

Tendências

Embora o ex-presidente legenda no estado, Cesário Braga, afirme que não, a eleição de Sibá marca uma derrota para a hegemônica democracia radical dentro do partido. Pode sog.nificar a chegada de novos ares.

Candidatura

A exposição de seu nome, a partir de agora, põe Sibá Machado como um dos favoritos para ser candidato da legenda à Prefeitura da capital, embora ele tenha comunicado a muitos amigos que seu propósito será a prefeitura do Bujari

Ninguém fala

O que ninguém no partido fala, mas está subentendido, é a possibilidade do lançamento do nome de Jorge Viana para concorrer na capital. A lógica indica que o PT não pode se dar ao Luxo de desprezar sua ainda mais forte liderança, deixando-a sem mandato por mais quatro anos.

Interlocução

A saída de Eduardo Farias vai prejudicar parte da interlocução da prefeita com a classe política. Farias tem ampla penetração e respeito de todos os partidos, fama de cumpridor dos acertos e pactos e de conciliador. Um desafio para a base da prefeita na Câmara Municipal.

Efeito

A saída de Eduardo Farias vai contrabalançar forças dentro do que ainda se pretende montar com os cacos da chamada Frente Popular. Vamos ver se o novo líder da prefeita é capaz de manter alto nível de interlocução. Experiência e apoio Forneck terá para isso.

Nanicos

os partidos chamados nanicos dentro e fora da Frente Popular estão buscando novos Rumos. Representantes de legenda que vão do PSC ao PSOL estão tentando marcar, em conjunto, uma conversa com o ex-candidato Minoru Kinpara, para fazer a ele um convite de assumir a candidatura a prefeito da capital por uma das legendas pequenas, com o apoio das demais.

Resposta

A resposta que esse grupo deve receber é a mesma que Kinpara vem dando aos demais partidos que querem um noivado urgente. Muita paciência, sem definir nada por agora. A situação é muito cômoda para o candidato, que está como uma noiva desejada nessas eleições.

Só no Acre

Só mesmo no Acre que se estuda uma aliança de pequemos partidos que consida unir do PSC ao Podemos e até o Psol. Uma barafunda ideológica e de siglas

Será?

Uma das grandes dúvidas da próxima eleição é se a prefeita Socorro Neri será candidata ou não a reeleição. Há sinais para os dois lados, embora hoje se nota uma tendência maior para que a prefeita não concorra. Pesa na avaliação a situação de sua possível aliança política, onde muitos caciques já anunciaram a intenção de concorrer a seu cargo.

Buracos

A questão da aceitação da prefeita está diretamente ligada ao número de buracos na cidade. Uma boa operação de recapeamento da cidade pode elevar de novo os índices de aprovação da prefeita, que aí não teria razões para desistir de sua reeleição. Hoje, ninguém consegue arrancar uma posição da prefeita, que insiste que ainda é muito cedo para se pensar na eleição do ano que vem.

Sessão

A Assembleia Legislativa não funcionou ontem, véspera do feriado do dia da Mulher. Por isso, as homenagens a elas, pelos deputados, só devem ocorrer na próxima semana

Pouco

As mulheres têm pouco a comemorar em seu dia. Ainda precisam ocupar seu espaço na política e no respeito dos cidadãos.

Reunião

O governador Gladson Cameli esteve reunido ontem na Secretaria do Tesouro Nacional com autoridades que possam negociar um novo contrato para os empréstimos contraídos pelo Governo do Estado em conjunto A Caixa Econômica Federal, no governo passado. Segundo o governador, o banco cobra juros de agiota

Cobrança

O governador ontem estava apresentando esses fatos as autoridades federais, destacando que o Acre paga hoje mais de 40 milhões mensais só de juros de financiamento. O governador critica muito o governo passado por essas ações.

Feriado

as repartições públicas não vão abrir hoje.. A Central de Serviços Públicos (OCA) e as demais repartições retomam os atendimentos na segunda-feira (11). Apenas os serviços públicos essenciais, como saúde, nas áreas de urgência e emergência, que inclui as UPAs e o Pronto-Socorro, mantêm os serviços normalmente.

Estragos

A chuva está castigando Porto Velho, capital do vizinho Estado de Rondônia. Além de centenas de desalojados, as águas já invadiram as ruas até no centro da cidade, se tornando um verdadeiro Caos em algumas áreas

Estradas

A rodovia BR-364 já está com um lençol de água sobre a pista. Ainda não impede a travessia, mas pode piorar muito nas próximas horas, isolando o Acre.

Chuva

Uma verdadeira tromba d’água atingiu as Cabeceiras dos rios Madeira e Mamoré e ainda há muita água para chegar na capital de Rondônia. Na balsa do Abunã, a situação já é crítica

Monitoramento

O monitoramento da situação dos rios em Rondônia e seus efeitos sobre o Acre será tema das conversas hoje, o retorno ao estado do Governador Gladson Cameli.

Apoio

Um importante grupo de políticos e empresários acreanos está se unindo em apoio ao governador do estado, fazendo um contraponto às críticas cada vez mais raivosas ao líder do Estado. Esse  grupo cobra paciência e apoia as decisões do Governador

Plano

Há um plano sendo gerado em silêncio pelos setores da Segurança Pública acreana o que pode ser uma ação decisiva contra os grandes chefões do tráfico no estado. O planejamento conta com as informações que estão sendo obtidas pelas áreas de segurança das corporações e não deve demorar para que os resultados apareçam.

Grave

A situação do crime é tão grave que em algumas cidades do Mato Grosso do Sul, são as meninas, adolescentes e moças que assumiram o controle das facções ,para a venda de droga no local. Aumentou significativamente, o número de meninas atraídas para o crime, sei que sejam mulheres ou amantes de bandidos. Passa a ser uma opção de vida para muitas meninas vulneráveis.

Destaque

O novo secretário de planejamento Rafael Bastos Júnior está sendo muito elogiado por suas posturas equilibradas e pelo excelente atendimento a todos que o procuram na secretaria. Está sendo considerado um grande acerto político do Governador.

Incêndio

A coluna lamenta o incêndio ocorrido ontem em lojas perto do calçadão. E se solidariza com a população e os comerciantes que tiveram perdas, destacando o trabalho dos bombeiros.