ÚLTIMAS NOTÍCIAS >>

Coluna Bom Dia

Vice

Pouco de comentou por aqui sobre a indicação dos senadores Sérgio Petecão e Marcio Bittar para a vice-liderança do governo Federal no Congresso. Nem mesmo a assessoria dos dois parlamentares alimentaram a imprensa local com dados sobre o tema.

Release

Somente ontem à noite, depois que o fato já tinha sido destaque na imprensa nacional que a assessoria do senador Petecão mandou informações à imprensa local sobre o fato.

Será

A dúvida que ficou entre os jornalistas locais era se realmente os senadores tinham dimensão da importância dos cargos que foram indicados, uma vez que agirão como interlocutores do governo federal na Reforma da Previdência.

Responsabilidade

Mas, como já dizia o filme do Homem Aranha grandes poderes exigem grandes responsabilidades. Os senadores acreanos que agora viraram vice-líder o governo carregaram este cargo para o bem e para o mal. Se o governo der certo, se a reforma da Previdência for aprovada e os resultados foram bons, será um fato importante.

Ao contrário

Ao contrário, se o governo fracassar, a popularidade do presidente despencar, se a reforma da Previdência não vingar ou tiver efeitos perversos, o cargo será como uma marca em suas carreiras.

Basta lembrar

Um exemplo claro é o do ex-senador Jorge Viana, todo poderoso nos governos do PT e que não resistiu à derrocada do projeto político da esquerda. Foi engolfado pela onda nacional contra o PT e acabou perdendo o mandato.

Inscrição

Nesse caso, a discrição talvez fosse uma boa medida, mas os senadores acreanos foram alçados à ribalta, à frente do palco, estão confiantes que poderão fazer muito pelo Estado e por suas próprias carreiras políticas.

Cofrinho

Ontem, o governo de Bolsonaro liberou um bilhão de reais de emendas parlamentares dos últimos anos para garantir aquele apoio básico na votação da Reforma.

Dinheiro

Cerca de 70%  dos recursos são de emendas individuais. Os parlamentares acreanos não podem reclamar. Além de garantir os recursos das emendas individuais, ainda garantiram emendas de bancada.

Anel viário

Um dos recursos garantidos referem-se à construção da ponte do Madeira. Outra emenda de bancada importante para o Acre liberada trata dos recursos para construção do anel viário de Brasiléia.

Colégio

O presidente Bolsonaro teria assinado ontem a primeira medida de seu governo a incluir o Acre. Trata-se de R$ 30 milhões para construção de um colégio militar. De início, é uma verba substancial para uma única unidade de ensino. Corresponde ao preço de pelo menos 20 mil metros quadrados no índice de construção civil. Vamos ver as dimensões e a qualidade da obra.

Interesse

Também de interesse para o Acre é o anúncio da conclusão da ponte sobre o Rio Madeira. Mais uma vez a obra é anunciada. Espera-se que dessa vez  seja a definitiva

Economia

Secretário estadual de planejamento, Raphael Bastos está em Lina participando do Congresso Internacional “Integración de las Áreas Protegidas del Bioma Amazônico.

Tema

No Congresso, Bastos apresenta o novo modelo de políticas ambientais, além do planejamento estratégico do governo do Estado, que irá  inserir o Acre no mercado internacional agregando o valor da preservação ambiental moderna, trazendo riqueza e competitividade aos produtores locais.

Encontro

O governador Gladson Cameli encontrou-se com super Ministro Sérgio moro e pediu atenção especial para a segurança pública do Acre. Segundo os últimos dados, o Acre é o estado que, relativamente, mais encarcera no Brasil. Isso não é solução. O governo federal deve esta atenção ao estado.

Suicídio

Chamou atenção, ontem, o suicídio de um agente penitenciário em serviço. É verdade que o profissional lutava com problemas pessoais, estando em tratamento. De claras tendências depressivas. Mesmo assim, é um fato que comprova a necessidade de uma atenção especial a esta categoria, pelo menos no apoio psicológico e de formação.

Escabroso

Escabroso é o fato denunciado ontem de um suposto envolvimento de um policial federal na morte de sua filha ainda bebê e do envolvimento da família do policial federal em fatos conturbados acontecidos em outro estado. Sem fazer julgamento de mérito, a coluna acredita que é necessária uma apuração rigorosa e urgente.

Volta

Depois de 30 dias de afastamento, o delegado Rêmulo Diniz reassumiu a secretaria de Polícia Civil do Acre. Ele havia sido afastado por suspeitas de ligação com facções criminosas, o que não teria sido, até agora, comprovado.

Inocência

O secretário tem a seu favor a presunção de Inocência. Isso quer dizer que não pode ser considerado culpado até eventualmente ser denunciado e julgado. Até lá é um homem isento. Espera-se que o mesmo benefício da dúvida legal para pessoas envolvidas em suas investigações.

Terra

O retorno do secretário de polícia não encerra, antes, agrava a Batalha surda que se trava nos bastidores entre setores da Polícia Civil e Polícia Militar. A troca de acusações é grande. Ninguém sabe aonde o caso vai parar.

Pesquisar

A chefia de uma importante instituição do Estado está promovendo uma pesquisa sistemática nos números da arrecadação do Estado. Quer comprovar a quantas anda a receita própria, para avaliar se o duodécimo que vem recebendo está realmente dentro do que diz a lei. A Dentro desta instituição uma clara insatisfação com os valores repassados.

Pensões

Novamente começa a reacender o movimento pela extinção das pensões de ex-governadores e seus dependentes no Acre. É assunto controverso e que pode render ainda muitas reviravoltas.

Lembrança

É importante lembrar que a pensão de ex-governadores chegou a ser extinta na gestão de Orleir Cameli, mas foi reativada por proposta e projeto do então deputado Vagner Sales. Há um projeto aprovado na Assembleia que decreta o fim da pensão de agora para frente, ressalvando o que considera direito adquirido de quem já recebe.

Corte

Pois o governador Gladson Cameli está sendo orientado a cortar também o benefício de quem já recebe, ressalvada a família do ex-governador Edmundo Pinto, morto no Exercício do cargo. Uma situação complicada.

Corrupção

A polícia federal descobriu um grande caso de corrupção no Conselho Regional de Odontologia de Rondônia. Os desvios teriam começado em 2015 e chegaram a alcançar R$ 60 mil por mês. O caso é grande. Todos os conselheiros foram afastados ou presos.

Ponte

Solenidade de ontem em Brasília reuniu prefeitos, Governador, deputados e senadores com o ministro da infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, que anunciou a urgente reforma da ponte entre Epitaciolândia e Brasileia e a licitação de uma nova, moderna e de duas pistas

Emergência

Na reforma emergencial, o ministério vai mandar trocar todo o piso da atual ponte que ameaça veículos e pedestres. A reforma deve ficar pronta ainda este ano assim como o edital da próxima ponte.

Agência

No encontro com o ministro estava presente o governador Gladson Cameli, a deputada Mara Rocha, os senadores Marcio Bittar, o prefeito Tião Flores, de Epitaciolândia,  Fernanda Hassem de Brasiléia e outros prefeitos da região,

Vai andando

Aos poucos, as coisas começam a andar e algumas das indicações importantes começam a ser atendidas. Isso é bom e dá um ânimo aos acreanos, que ainda cobram atenção por terem sido os eleitores que deram a maior vitória ao presidente Bolsonaro, em todo o país