Governador e secretário abrem ano letivo para mais de 100 mil estudantes

O governador Gladson Cameli e o secretário de educação Mauro Cruz abriram ontem o ano letivo para mais de 100 mil alunos no estado. A cerimônia aconteceu na Escola Padre Diogo Feijó, que tem 1.156 três alunos e está completando 47 anos. O governador falou que sua determinação é que os estudantes do Estado tenham acesso ao ensino público de qualidade é que seu governo está focado na melhoria dos índices da educação acreana. Que este é o dever e a meta de sua gestão. O governador lembrou que em seu tempo de estudante aprendeu na escola a importância do civismo, cantando hinos e aprendendo a importância de vultos históricos. Que foi na escola que nasceu sua vocação para a política e que, mesmo formado em Engenharia, foi o caminho da política que escolheu trilhar.

O governador reafirmou que seu compromisso com a educação é inabalável e que prova maior disso foi o concurso público realizado, com a contratação de professores sem nenhum tipo de apadrinhamento ou indicação. Ele pediu aos estudantes empenho e dedicação, por que enxerga na educação a melhor forma de vencer obstáculos e conquistar uma vida melhor. O governador anunciou ainda a entrega imediata de 5 mil kits para estudantes do interior, com mochila e matéria escolar, ação que será depois estendida para a área urbana

O secretário Mauro Cruz destacou que 3,5 mil professores já estão em sala de aula e que na terça-feira um novo edital será lançado para a contratação de novos docentes e suprir a demanda apresentada principalmente em Cruzeiro do Sul e outros municípios. No Vale do Juruá, às aulas terão início na próxima semana. Mais professores concursados estão sendo contratados e a expectativa do secretário é que essas contratações somem quatro mil e quinhentos novos professores.

Mauro Sérgio Cruz disse que a equipe de ensino está focada em oferecer a melhor aprendizagem aos estudantes e destacou que o grande desafio deste ano será a boa avaliação do ensino acreano no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Durante todo o dia, o secretário Mauro Cruz percorreu escolas da capital para prestigiar e fiscalizar o início das aulas e à tarde se reuniu com professores e diretores. Nenhum incidente foi registrado.

A professora Salete Cardoso, diretora da escola Diogo Feijó disse que era uma honra receber o governador e o secretário para o início do ano letivo. A escola alcançou no último Ideb anota 5,2 e que a meta para este ano será aumentar esse índice. Para isso, ela conta com o apoio da secretaria e do governo e acredita que vai alcançar este propósito.

Muito abraçado pelos estudantes, o governador Gladson Cameli posou para fotos e selfies e garantiu que nesses 70 dias de governo tem feito o possível para cumprir as promessas de seu mandato. Citou a situação é difícil, mas que alcançará os propósitos firmados com o povo acreano. No final da cerimônia, foi cantado o parabéns para o professor Lira, que aniversariava hoje. Gladson Cameli saiu da solenidade satisfeito com o início do ano letivo e com os avanços previstos para educação.