Detran realiza ‘Operação Volta às Aulas’ em Rio Branco

Mais um ano letivo das escolas públicas de Rio Branco se inicia nesta segunda-feira, 18. Pensando na segurança viária dos alunos, as equipes de educação e fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) realizam a Operação Volta às Aulas 2019.

A ação tem como foco orientar a população para que mantenham comportamento preventivo, a fim evitar que acidentes nas vias, e tem o apoio da Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran).

“Orientamos aos pais como eles devem transportar e descer as crianças do carro, como fazer travessias nas ruas para garantir a boa fluidez do tráfego e a segurança dos estudantes e pais de alunos”, explicou a coordenadora da equipe de educação departamento, Cléia Machado.

Voluntários participam da volta às aulas em frente de colégio municipal; ideia é conscientizar para a atenção às regras de trânsito (Foto: Matheus Soares/Asscom Detran)

Vale lembrar que o desrespeito e a falta de educação de muitos condutores são grandes vilões da conservação de vidas no trânsito. Com abordagens educativas, apresentações teatrais e auxílio na travessia, os educadores e agentes da Ciftran conscientizam a população e estudantes para mudar essa realidade, formar uma cultura de respeito e prevenção nas vias.

O Detran mantém um trabalho efetivo durante todo o ano nas escolas, porém durante esse período de volta as aulas, a ações serão intensificadas durante 30 dias.

A operação também tem como foco chamar a atenção dos pais para a necessidade de orientar os filhos sobre a travessia somente pela faixa de pedestre, além de lembrá-los que estacionar em locais proibidos causa congestionamentos e até mesmo acidentes.

Com atividades lúdicas e educativas o Detran pretende formar uma cultura de respeito no trânsito (Foto: Matheus Soares/Asscom Detran)

Para a diretora da Escola de Educação Infantil Vovó Mocinha Magalhães, Saira Maria Moraes, os filhos costumam seguir o exemplos dos pais, por isso os responsáveis devem seguir as normas de circulação.

“A escola fica em uma rua de sentido único, quando alguém para em local proibido, forma filas duplas, causa transtornos a outras pessoas. Essa ação vai incentivar que os pais tomem atitudes corretas”, diz.

O pai de um dos alunos, Reginaldo Torres, acredita que essa ação do Detran vai mudar o comportamento da comunidade escolar. “É importante estar lembrando, conscientizando os pais, agora vou ficar mais atento às normas de circulação para evitar qualquer acidente”, afirma.

A equipe de educação também orienta os condutores para que não estacionem em locais proibidos (foto: Matheus Soares/Detran)