ÚLTIMAS NOTÍCIAS >>

Primeiro Fórum de Arte 2019 debate Edital do Fundo Municipal de Cultura

Construção coletiva e democrática do Edital do Fundo Municipal de Cultura 2018/2019 foi a pauta do I Fórum Setorial de Arte 2019, realizada pela Fundação Garibaldi Brasil (FGB) e Conselho Municipal de Cultura na quinta-feira, 21, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Representantes deste segmento debateram em conjunto as diretrizes do documento, que deve ser lançado ainda neste primeiro semestre.

O edital será no valor de R$ 285 mil, e tem a finalidade de garantir a produtores culturais apoio total ou parcial a projetos, que devem ser voltados à formação, produção, circulação, intercâmbio, manutenção de grupos e eventos/ações de natureza integrada, tais como workshops, seminários, ciclos de oficinas e debates, intercâmbio, apresentações artísticas, circulação de espetáculos, publicações, pesquisas, aquisições e outros eventos similares que contribuam para o desenvolvimento artístico-cultural do município de Rio Branco.

“É com muita alegria que vemos esse movimento reunido, pois é um esforço da Fundação Garibaldi Brasil ver esse sistema girar. Falo, sem sobra de dúvidas, que a FGB hoje, em todas as esferas, é uma das poucas instituições que têm buscado essa gestão compartilhada, com diálogo aberto, pois acreditamos que o caminho é esse: de mãos dadas, em conjunto. Em meio a um desmonte que a Cultura vem passando em âmbito nacional, começar 2019 com essa reunião importante e valorosa é algo a se celebrar”, destaca o presidente da FGB, Sérgio de Carvalho.

A representante titular da Comissão Executiva da área de Arte, Regina Cláudia, contou que no decorrer deste ano, foram realizadas reuniões com as cinco câmaras desse segmento, a fim de trabalhar o que foi apresentado durante o Fórum: “Todas as câmaras tiveram várias sugestões, com contribuições fundamentais para a construção do documento. Além disso, nos reunimos com o colegiado duas vezes, até compactuar com o que apresentamos aqui”, ressaltou.

Márcia Moreira da Assessoria

Fotos FGB