Boko Haram retoma controle de cidade estratégica

boko

O grupo islamita Boko Haram tomou o controle de Marte, cidade estratégica do nordeste da Nigéria, declarou neste sábado o vice-governador do estado de Borno, Mustapha Zannah.

“É triste dizer, mas entendemos que Marte caiu completamente sob o controle dos insurgentes” na noite de sexta-feira, disse Zannah. “É uma derrota imensa”, acrescentou.

O Boko Haram havia conquistado Marte pela primeira vez em janeiro de 2013 e desde então ela mudou de mãos em várias ocasiões.

Marte, uma cidade de pescadores e agricultores, muito cobiçada por suas riquezas agrícolas, está situada em uma rota estratégica para o comércio da Nigéria com Camarões e Chade.

Em 2014 o Boko Haram tomou o controle de vastos territórios no nordeste da Nigéria, mas a partir de fevereiro o exército nigeriano conseguiu, com a ajuda de militares chadianos, camaroneses e nigerinos, retomar o controle de quase todas as zonas.

Em março passado, o exército tomou o controle de Marte, ao mesmo tempo em que os militares do Chade expulsavam os islamitas de Dikwa.

Na época um porta-voz militar nigeriano afirmou que as estradas da Nigéria em direção a Camarões, Chade e República Centro-Africana estavam sob controle e eram seguras.

“Embora 90% de nossas comunidades tenham sido liberadas, a guerra ainda não terminou”, declarou Zannah ao comentar a queda de Marte.

Fonte: G1