ÚLTIMAS NOTÍCIAS >>

Rio Juruá transborda pela quinta vez

O rio Juruá transbordou novamente em Cruzeiro do Sul. O nível do manancial chegou a 13,01, na tarde dessa quarta-feira (10), quando a cota de transbordo é de 13 metros. Nos últimos quatro meses, esta é a quinta vez que o manancial transborda e desaloja centenas de pessoas.

Reprodução

Os moradores afetados pela cheia sofrem com a oscilação do nível do rio desde novembro de 2018. Ao ultrapassar os 13 metros, o rio começa a invadir ruas em alguns bairros e os quintais de milhares de moradores.

Nesta quinta-feira (11), muitas famílias dos bairros da Várzea, Miritizal, Lagoa e Boca do Moa já estavam precisando de pequenas embarcações para sair de casa. Nesta quinta, o rio marcou 12,85 metros.

De acordo com a Defesa Civil, quando o rio ultrapassa a cota de transbordo, um total de 6 mil famílias são afetadas diretamente, mas ainda não há a necessidade de retirar moradores de suas casas, pois os que moram em áreas mais baixas permanecem fora desde as enchentes anteriores.

Durante este período de inverno, o Rio Juruá já transbordou quatro vezes e causou transtornos para milhares de moradores nos municípios cortados pelo manancial. Em Cruzeiro do Sul-AC.