ÚLTIMAS NOTÍCIAS >>

Prédio demolido no centro de Rio Branco não era tombado e estrutura estava comprometida

Espaço não fazia parte do patrimônio histórico tombado do Estado

O prédio do antigo Departamento de Saúde do Acre, localizado no centro da capital acreana, foi demolido esta semana. O espaço estava há cinco anos desativado e sua estrutura estava comprometida.

No local chegou a funcionar também a sede da Polícia Federal, que de acordo com Thiago Caetano, titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), precisou mudar porque o prédio representava riscos.

Os entulhos da construção serão reaproveitados em obras de ramais ou na pavimentação de espaços públicos (Foto: Assessoria Seinfra)

“Não havia como reformar ou dar uma nova utilidade para o prédio, porque a estrutura estava toda comprometida. Ultimamente o local estava sendo utilizado por usuários de drogas e chegou a ser chamado de ‘a nova cracolândia’. A única saída era a demolição”, explica.

O secretário explicou ainda que apesar de ser uma construção antiga, foi construída no governo de Guiomard Santos, há 70 anos, não era um patrimônio tombado. “Antes da demolição, pedimos que fosse feito o licenciamento por parte da prefeitura, e só depois de ser expedida a autorização, é que foi executada a ordem”, explica.

Há uma possibilidade de que o espaço seja concedido para uma entidade filantrópica explorá-lo como estacionamento.

Já os entulhos da construção serão reaproveitados em obras de ramais ou pavimentação de espaços públicos. “Estamos recebendo muitas solicitações com relação a esse entulho e daremos uma destinação útil aos destroços”, ressalta o gestor.