PRF inicia a Operação Semana Santa 2019 nas rodovias federais do Acre

A operação Semana Santa da Polícia Rodoviária Federal nas estradas federais do Acre começa nesta quinta-feira (18) e segue até às 23h59 do domingo (21) haverá reforço no policiamento em locais e horários com maior incidência de acidentes e criminalidade nas BRs-364 e 317.

Foto: Nucom PRF/AL

A operação ocorre, simultaneamente em todo Brasil no final de semana prolongado pelo feriado na Sexta-Feira Santa (19). Segundo inspetor Nelis Newton, serão feitas ações de educação para o trânsito e conscientização dos motoristas.

“O principal objetivo dessas operações em feriados prolongados é a prevenção de acidentes, então a gente vai reforçar o policiamento nos trechos onde tem uma maior ocorrência de acidentes, tanto em Rio Branco como saindo do estado.

Além disso, trabalhar com a parte de orientação e educação para o trânsito e, claro, sempre se atentando para o combate da criminalidade”, disse o inspetor.

Durante os quatro dias de operação, a PRF contará com atividades para conter os acidentes relacionados ao excesso de velocidade, à alcoolemia ao volante, ao uso inadequado do cinto de segurança e às ultrapassagens indevidas.

Conforme o inspetor, no ano passado, não houve registro de acidentes de trânsito durante o período da Semana Santa.

Dicas da PRF para uma viagem segura

  • Fazer o planejamento sobre as distâncias que vai percorrer, condições do tempo, pontos de parada e não esquecer documentação pessoal e do veículo
  • Fazer a revisão preventiva do automóvel: de faróis, pneus, com óleo e nível da água do radiador. Não esquecer de verificar o estado dos equipamentos obrigatórios: estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de para-brisa e luzes
  • Fazer pausas a cada 3 horas dirigindo para evitar sonolência, perda de reflexos e de força motora
  • Ter atenção às placas que indicam os limites de velocidade e as condições de ultrapassagem
  • Dormir bem antes de qualquer viagem de automóvel. O sono e o cansaço são grandes inimigos de uma viagem segura. Lembre-se sempre de usar o cinto de segurança.

Informações G1