ÚLTIMAS NOTÍCIAS >>

Ar frio polar continua no Acre nesta terça e quarta

O ar frio de origem polar alcançou o Mato Grosso do Sul, o oeste e o sul de Mato Grosso e também Rondônia e Acre nesta segunda-feira, 13 de maio. A combinação de muita nebulosidade e ar frio causou acentuada queda da temperatura e as capitais Rio Branco, Cuiabá e Campo Grande registraram a tarde mais fria de 2019 até agora, com a menor temperatura máxima do ano.

Foto: Reprodução

Em Rio Branco, capital do Acre, a temperatura máxima foi de  24,4°C. O recorde anterior de menor máxima era de 26°C, em 6 de abril. No fim da tarde, por volta das 17 horas (local) desta segunda-feira, o aeroporto local registrava apenas 20°C. No mesmo horário no domingo, a temperatura era de 27°C e no sábado, 11, fazia um calor de 30°C a esta hora.

Esta forte queda da temperatura no Acre provocada pelo ar frio polar é chamada de friagem e acontece todos os anos no outono e/ou no inverno.

Temperatura vai baixar mais

O ar frio de origem polar continua atuando nas próximas 48 horas sobre o Acre, Rondônia, no oeste e sul de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul. As madrugadas ficam mais frias até quarta-feira, 15 de maio, e novos recordes de baixa temperatura para este ano podem ocorrer.

A tarde desta terça-feira,14, será com temperatura amena nestas áreas, pois além da presença do ar frio, a nebulosidade será grande dificultando a entrada do sol. Mas na quarta-feira, 15, o sol volta forte e apesar da madrugada fria, a tarde já será quentinha.

Confira as menores temperaturas registradas este ano em Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho e em Rio Branco, segundo o INMET

CAPITALMENOR T EM 2019 (°C)DATA
Campo Grande (MS)16,609/5/19
Cuiabá (MT)19,313/5/19
Porto Velho (RO)21,507/5/19
Rio Branco (AC)17,807/5/19

ClimaTempo