ÚLTIMAS NOTÍCIAS >>

Rio Madeira sobe e pode isolar de novo o Acre, alerta PRF

O Sipam mostra um cenário nada animador. A PRF fez vistoria e emitiu sinal de alerta

Em 2014 o nível do Rio Madeira chegou a sua marca histórica de 19,49 metros

Em 2014 o nível do Rio Madeira chegou a sua marca histórica de 19,49 metros

O Comando regional da Polícia Rodoviária Federal em Rondônia reúne a imprensa hoje para apresentar um relatório preocupante sobre a situação da BR-364. Em razão das fortes chuvas no estado de Beni, na Bolívia, as águas do Rio Madeira estão subindo rapidamente e hoje estão a um metro e meio de alcançar a pista da rodovia, no KM 70 desde de Jacy Paraná. A PRF deve apresentar relatório técnico e fotos do local e admite o risco da situação se agravar nos próximos dias, com a continuidade das chuvas.

Sipam prevê nova enchente

 Uma nova cheia deve atingir Rondônia este ano. Em 2014 o nível do Rio Madeira chegou a sua marca histórica de 19,49 metros, deixando mais de cem mil desabrigados em todo o estado. Para 2015 as previsões são bem piores. A previsão do Sistema de proteção da Amazônia ( SIPAM) para este dia chuvoso é de que o volume de chuvas poderá desencadear uma cheia igual ou pior a de 2014.

A secretaria deve se reunir com os órgãos técnicos para trabalhar com o pior cenário, com precaução, trabalhando com os dados hidrológicos, como se a cidade estivesse em uma situação de calamidade, de forma a impedir que ocorram vítimas fatais. Dentre os órgãos estão, a Câmara dos Vereadores, Procuradoria Geral do Município, Controladoria Geral do Município, secretarias do Meio Ambiente, Saúde, Assistência Social, Corpo de Bombeiros, Segurança Pública do Estado, Educação, Obras, Agricultura, Exército, ministérios públicos do Estado e Federal, além de associações bairro e arquidiocese.