Conselho de Ética deve votar hoje parecer contra Eduardo Cunha

MATÉRIA 1 - Araújo garante que vai colocar hoje o parecer do deputado Fausto Pinato em votação - Foto Antonio Augusto, da Câmara

O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), deve conseguir nesta quarta-feira, finalmente, a votação do parecer preliminar que pede a continuidade da representação contra o presidente Eduardo Cunha.

“Em momento algum, entro na questão de mérito e levaremos em consideração todas as ponderações”, disse o relator, Fausto Pinato (PRB-SP), que terá seu parecer colocado em votação no plenário do Conselho de Ética.

Fausto Pinato também afirmou que é importante levar para a sociedade brasileira o exame de mérito da matéria. “Nesse momento, cabe agora apenas admissibilidade ou inadmissibilidade”, esclareceu o relator.

Ontem, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, negou a liminar proposta pela defesa do presidente Eduardo Cunha para afastar o relator Fausto Pinato.

O advogado Marcelo Nobre alegou que o recurso ao STF se deu porque, ao escolher o relator, o presidente do Conselho não levou em consideração que o deputado é do mesmo bloco partidário que Cunha. Nobre afirmou que também entrou com recurso regimental à Mesa da Câmara solicitando o afastamento de Pinato. Ele voltou a afirmar que Cunha não mentiu na CPI e que delação não é prova de nada.