Servidor do Acre terá 5 pontos facultativos e 14 feriados

Os servidores públicos do Estado ainda terão, este ano, 14 feriados, incluindo os dois dias de carnaval, nesta segunda e terça-feira. O decreto que estabelece os feriados foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE),  e concede mais cinco dias de ponto facultativo nas repartições, autarquias e fundações estaduais, entre eles a  Quarta-Feira de Cinzas, até o meio-dia.

calendario1

Para quem quer se programar, o próximo feriado na agenda é a Semana Santa, que começa na quinta-feira, 24 de março, com ponto facultativo, e na Sexta-Feira da Paixão, dia 25. Em seguida, será a vez de descansar no Dia de Tiradentes, que este ano cai na quinta-feira, 21 de abril. A sexta-feira será ‘imprensada’ pelo ponto facultativo de 22 de abril.

Já o feriado de 1º de maio, quando se comemora o Dia Mundial do Trabalho, será no domingo. Em compensação, o feriado de Corpus Christi será na quinta-feira, 26, e na sexta será ponto facultativo.

Outro longo feriado muito aguardado pelos servidores acontece em setembro. Dessa vez serão cinco dias de folga na Semana da Pátria. O descanso começa no sábado, pois na segunda-feira, 5, é celebrado o dia da Elevação do Amazonas à Categoria de Província, sendo a terça-feira, dia 6, ponto facultativo, e terminando na quarta-feira, com o Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, feriado nacional.

Mas outubro também promete dias de descanso ao trabalhador com a folga na quarta-feira, dia 12 de outubro, dia Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. No dia 24, que cai na segunda-feira, é celebrada a Elevação de Manaus à categoria de cidade. De acordo com o decreto, este feriado  é só na capital. Na sexta-feira seguida, dia 28 de outubro, é comemorado o dia do servidor público, também ponto facultativo para o funcionalismo estadual e municipal.

Na quarta-feira seguinte, 2 de novembro, é o Dia de Finados, feriado nacional. Ainda em novembro, terá o feriado da Proclamação da República, dia 15,  terça-feira, com ponto facultativo na segunda, dia 14. O dia da Consciência Negra é em 20 de novembro e este ano cai no domingo. A data é feriado estadual.

Em 2016, serão 28 dias de feriados que caem durante a semana e próximo aos finais de semana. O  começou com um feriado prolongado, pois o  1º de janeiro, Dia de Confraternização Universal, caiu na sexta-feira.

No ano passado, foram 31 dias de feriados que caíram no meio da semana ou próximo ao final de semana, prolongando as folgas.