Rio Acre ultrapassa 14 m e está acima da cota de transbordamento na capital

Na capital, abrigos estão estruturados, diz Defesa Civil

O Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento, em Rio Branco. A medição do nível do rio marcou 14,21 metros, acima 21 centímetros da cota de transbordamento.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel George Santos, as equipes do órgão estão monitorando as regiões da cidade que podem ser atingidas pelas águas do rio. “Estamos com o abrigo estruturado, aguardando as demandas surgirem. O rio transbordou, mas isso não significa que tem família desabrigada, estamos fazendo vistorias. Temos 160 boxes montados no Parque de Exposição para receber as famílias que possam ser removidas”, garante.

No interior
No município de Xapuri, distante 188 km de Rio Branco, o nível do rio chegou aos 14,56 metros, às 15h deste domingo, sendo que a cota de transbordamento é de 13,40 metros. Segundo a Defesa Civil Estadual, mais de 30 famílias já foram retiradas de suas residências, sendo oito encaminhadas para o abrigo da cidade e as demais alojadas em casas de parentes.

Em Assis Brasil, o nível do rio diminuiu 42 centímetros e registrou a marca de 10,96 metros. Na manhã deste domingo, as águas marcavam 11,38 metros. O Riozinho do Rola marcou 11,83 metros, apontando 66 cm a mais da cota registrada na manhã deste domingo, que era de 11,17 metros.

Já em Sena Madureira, o Rio Iaco está a 20 cm da cota de transbordamento, que é de 15,20 metros. O Rio Acre em Brasiléia, segundo a Defesa Civil, está sem leitura na tarde de domingo.