Coluna Bom Dia

Debate

 

Começou, oficialmente, o debate dentro da Frente Popular para a escolha do candidato ao governo no ano que vem. Desta vez, há pouca ou nenhuma reclamação contra os quatro nomes escolhidos: Marcus Alexandre, Nazareth Araújo, Emylson Farias e Daniel Zen.

 

 

Favorito

 

Claro que, entre os quatro, Marcus Alexandre é o franco favorito. Mas não convém descartar os demais nomes, todos com serviços prestados, reputação ilibada e com potencial claro de crescimento político.

 

 

Novo ciclo

 

É um novo ciclo que se anuncia na Frente Popular, com novas lideranças, novos nomes, novos pensamentos, novas propostas. Uma velha raposa política disse claramente à coluna que encontros como esse de hoje são importantes para entender o que a nova geração está pensando e querendo.

 

 

Novos

 

Importante é que as novas lideranças aparecendo não vão significar um rompimento com as tradições. A presença de Jorge Viana na campanha do Senado é uma garantia de transição tranquila.

 

 

Sem Tião

 

O governador Tião Viana está dando mesmo por encerrada sua vida política ao fim de seu segundo mandato, no ano que vem. Mas, pretende trabalhar e honrar seu mandato até o último dia. Especialmente com R$ 1 bilhão para investimentos. Tião Viana ainda tem muito a fazer pelo Acre.

 

 

Unidade

 

Enquanto a oposição anuncia aos quatro cantos que esse ou aquele partido vai sair da FPA, as 15 agremiações dão sinais de unidade e coerência. Aliás, o que esses partidos fariam fora da coligação? Aventurar por um campo em que há tanta gente louca por cargos? Trocar o certo pelo duvidoso?

 

 

Sem surpresas

 

Para o Senado, parece que não haverá nenhuma surpresa. Os nomes de Tião Viana e Ney Amorim parecem consolidados entre todos os partidos e lideranças. E a Frente Popular vai lutar para fazer a dobradinha.

 

 

Lula

 

Lula vem ao Acre dia 28 também praticamente ungido como candidato da esquerda à presidência. Ontem, Ciro Gomes (PDT) disse que não concorrerá se Lula entrar na disputa. O que Ciro quer mesmo é ser vice de Lula. Com todo o direito.

 

 

Patranha

 

Patranha mesmo é o ex-governador falar que vai receber possíveis enviados de Sérgio Moro à bala. Aí é muito…

 

 

Leitor

 

Um leitor da coluna enviou via WhatsApp fotos de buracos nas ruas de Cruzeiro do Sul. Verdadeiras crateras. Ele pergunta o que aconteceria se um carro caísse ali e pergunta se o prefeito acabou com a secretaria de obras.

 

 

Antolhos

 

Por essas e outras é que o foco da oposição está errado. Criticam o prefeito pelos buracos na Capital, mas pensam que a população do interior, dos municípios administrados por seus prefeitos, não vê a situação calamitosa em que se encontram as ruas por lá.

 

 

Gatos pingados

 

O número de poucos gatos pingados nos protestos de domingo no Acre a favor da Lava Jato mostra que a direita voltou a perder as ruas. Mas, a esquerda não ganhou. A vitória é da descrença e da desilusão.

 

 

Sumidos

 

Manifestantes reclamam que políticos sumiram dos protestos. Talvez por terem pressentido o fiasco que seria a mobilização, encomendada e sem sentido. Sem um bom Fora Temer, não há quem atraia gente para a rua.

 

 

Tráfico de pessoas

 

De imensurável importância a participação do Ministério Público do Estadual da rodada de discussão, promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, cujo tema foi o tráfico de pessoas.

 

 

Enfrentamento

 

O evento também contou com a participação de representantes da Defensoria Pública do Estado do Acre, Polícia Civil, Rede Um Grito pela Vida, Igreja Católica, além de técnicos do MPAC. Políticas públicas de enfrentamento ao problema ganharam dominaram as conversas.

 

 

Mercado mundial

 

Nunca é demais lembrar que, segundo Relatório da Anistia Internacional, o tráfico de pessoas é uma das formas ilegais mais lucrativas no mercado mundial. Dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho) estimam que o tráfico humano movimente por ano cerca de U$ 32 bilhões.

 

 

Intercâmbio

 

A semana começa com uma boa notícia para os estudantes do Ifac, que poderão iniciar intercâmbio para os Estados Unidos a partir de 2018. A expectativa vem por conta do protocolo de intenções assinado, na semana passada, com a Northen Virginia Community College (NOVA), instituição de ensino localizada na Virgínia/EUA.

 

 

Boa experiência

 

Informações preliminares apontam que as atividades devem durar um mês e serão destinadas ao aprimoramento da língua inglesa. Será uma excelente experiência!

 

 

Resultado

 

O projeto é resultado das conversas do governador Tião Viana em sua recente viagem para os Estados Unidos. Outras boas notícias virão.

 

 

Do Recife

 

Aula inaugural para o início das atividades da Escola do Poder Judiciário de 2017 terá a participação do professor doutor Marcelo Neves, do Recife-PE, que ministrará a palestra “Princípios e Regras Constitucionais”.

 

 

Total apoio

 

O evento, que acontecerá amanhã, a partir das 19h, na FAAO, tem o total apoio da Associação dos Magistrados do Acre, que providenciou a vinda do professor-doutor. Tudo gratuito e aberto ao público em geral.

 

 

Perpétua

 

A ex-deputada Perpétua Almeida está de volta ao game. Ela confirmou que será candidata a deputada federal nas próximas eleições onde retomará afazeres antigos, como de prestar apoio aos estudantes brasileiros na Bolívia.

 

 

Senado

 

Ela até pensou em disputar novamente o Senado, mas fez as contas. “É pra quem tem bala na agulha”, disse a um interlocutor. Ela teve um encontro com o prefeito Marcus Alexandre na tarde desta segunda-feira, 27.

 

 

Redes…

 

Falando em Marcus Alexandre, ele lidera uma pesquisa de opinião realizada nas redes sociais. Gladson Cameli é o distante segundo colocado. Curioso é o 3º colocado, o Major Rocha… ganha do Marcio Bittar e do Bocalom, além de outros. Para presidente da República, os navegantes preferem Bolsonaro a Lula.

 

 

Sozinho

 

Lembrando a FPA: Juruna está sozinho na árdua tarefa de se defender de acusações que vem sendo turbinadas por gente que pretende usar sua vaga para fins aventureiros. O cacique dos camelôs precisa da ajuda dos correligionários. Mas, a verdade é que pouco há de se fazer: a Justiça se pronunciou. Com a decisão judicial, nada poder refeito. Ele que lute em Brasília.

 

 

Fazer o quê?

 

O que pode fazer a Câmara Municipal? Contrariar uma decisão de segunda instância da Justiça? Ir contra o Tribunal de Justiça que decretou a prisão do vereador?

 

 

Moribundo

 

Apenas para continuar refletindo sobre o que pensa o senador Jorge Viana do governo Temer: “Temos um governo moribundo. Com todo respeito, moribundo. Não sei quanto tempo mais o país aguentará. Não sei por quanto tempo a grande imprensa ainda vai sustentar este governo, porque depende dela”.

 

 

Cantando

 

E completa o parlamentar: “A mesma mídia que nos ajudou a ser vitimados pelo golpe, agora tem este governo moribundo sob sua espada”. E o pau vai continuar cantando.

 

 

Pesar

 

A prefeitura soltou nota de pesar pela morte do ex-vereador Manoel Lira, que exerceu o mandato e foi presidente da Câmara da Capital na década de 80. Faleceu vítima de câncer. A coluna se une nas condolências aos familiares.

 

 

Lá e cá

 

No Sul, no jogo do Flamengo e Vasco, Luís Fabiano peitou literalmente o juiz e foi expulso. Aqui no Acre foi o juiz que peitou todo mundo no estádio. Coisas do Acre…

 

 

Geoglifos

 

A cada dia aparece uma explicação “definitiva” para mistério dos geoglifos na mata acreana. Desta vez o estudo vem chancelado por acadêmicos importantes, inclusive o professor Alceu Ranzi, da Ufac. Dizem que as áreas marcadas serviriam para festas ritualísticas e não seriam ocupadas por muito tempo. Pode ser…

 

 

Data

 

O Governo Federal quer dar seis meses de prazo para que estados e municípios adaptem seus regimes previdenciários á proposta do governo federal. E diz que tirou servidores estaduais da Reforma da Previdência. A sorte é que daqui a seis meses ninguém sabe se ainda haverá governo federal…

 

 

Visita

 

O senador Gladson Cameli anuncia para o dia 18 de abril a visita ao Acre do secretário geral do Ministério da Saúde, o médico Rogério Abdalla. Gladson quer uma reunião entre ele e todos os prefeitos e secretários municipais de Saúde na sede da AMAC.

 

 

Aniversário

 

O senador Gladson Cameli comemorou o aniversário domingo na foz do Rio Tejo, no Alto Juruá. Em meio aos eleitores, inaugurando o Luz para Todos.