O tumulto de pessoas à espera de efetuar a habilitação para o saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), no Centro Empresarial Sebrae, terminou. O atendimento começou a fluir dentro da normalidade, ontem, 26, após a Polícia Federal prender duas pessoas suspeitas de fraudarem documentação para ter direito ao benefício. A dupla foi presa no sábado, 24, em uma agência da caixa quando tentava sacar o dinheiro. As investigações ainda continuam.
Desde o dia 12 de julho até sexta-feira, 30, a CEF (Caixa Econômica Federal) realiza o procedimento para as famílias prejudicadas pela enchente do Rio Acre retirarem o FGTS. Para ter direito ao benefício, o morador precisa obedecer alguns critérios. Entre eles, ter tido a residência alagada em março e, comprovar que reside em uns dos dezesseis bairros atingidos.
O problema é que muitas famílias não se incluem nas exigências e, decidiram falsificar os comprovantes. O tumulto foi grande por vários dias. Pessoas chegaram a dormir no portão. Muitos enfrentaram a fila para vender a vaga. Na semana passada, centenas de pessoas tentaram saquear o portão e foram impedidos pela Polícia Militar.
Após toda essa confusão, os funcionários da Caixa e da Defesa Civil desconfiaram da fraude, pois de acordo com o cálculo, duas semanas seriam suficientes para atender as famílias atingidas. A partir disso, acionaram a Polícia Federal.
Até ontem, 2.171 famílias foram habilitadas ao saque do FGTS. O total gira em torno de R$ 4 milhões. Porém, o número de atendimento é 40% maior do que as pessoas habilitadas.
DUPLA É LIBERADA
A Assessoria de Comunicação Social da Polícia Federal informou que a dupla presa, no sábado, foi liberada. Segundo o assessor, ambos tinham a documentação correta para a retirada do benefício. Ele garantiu que a investigação ainda continua e, a qualquer momento, novas pessoas podem ser presas. (Ana Paula Batalha)