Ação de Limpeza já retirou mais de 730 toneladas de entulhos

A Ação de Limpeza da Prefeitura de Rio Branco, realizada através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), em parceria com as secretarias municipal (Semsa) e Estadual (Sesacre) de Saúde e com o apoio do Exército, já recolheu mais de setecentos e trinta toneladas de entulhos.
A Ação iniciou no último dia 4 de janeiro e atua, nesse momento, nos bairros Seis de Agosto, Tancredo Neves, Conquista e Conjunto Tangará. Ao todo são trinta e cinco máquinas e equipamentos utilizados e noventa trabalhadores nos serviços de limpeza.
O maior objetivo da Ação é combater os focos do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Por isso, os locais onde os trabalhadores da Semsur atuam é definido pelas secretarias de saúde do município e do estado. As equipes permanecem até a próxima quinta-feira, dia 14, nos bairros onde executam a limpeza neste momento.
O trabalho da Semsur consiste na retirada manual e mecanizada de entulho, no roço e capina de ruas, calçadas e terrenos baldios, além da drenagem e desobstrução de bueiros, fundamental para que os moradores não sofram com as chuvas do inverno.
Nesta segunda-feira, 11, uma equipe da Semsur intensificava os serviços da Ação de Limpeza na Rua José Magalhães e em diversas outras ruas transversais a ela no bairro Conquista. Na semana passada, a Ação aconteceu na Rua Samaúma, próxima ao Horto Florestal.
No Tancredo Neves, o trabalho iniciou pela Rua Bandeirantes e pela Rua Vinte e Cinco de Dezembro. No bairro Seis de Agosto, onde as secretarias de Saúde registraram um alto índice nos focos do mosquito aedes aegypti, a limpeza iniciou pela Travessa Feijó, mas o objetivo é atingir todas as ruas do bairro.
“Essa Ação de Limpeza está começando pelos bairros onde foram registrados os maiores registros da presença do mosquito. Nossa meta é trabalhar por todo o inverno e fazer a intervenção em todas as ruas dos bairros onde estamos trabalhando”, explica o secretário da Semsur, Kelyton Carvalho.