Acre confirma 361 mortes por covid-19 e 13.146 contaminados

Cezar Negreiros

Acre registra mais oito mortes por covid-19 e 88 novos casos da doença nas ultimas 24 horas, a Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) contabiliza agora 361 mortes e 13.146 pessoas infectadas. De acordo com o boletim epidemiológico do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), já foram notificados 30.960 casos suspeitos da doença, mas aproximadamente 17.367 ocorrências descartadas. 

Por enquanto, apenas 447  exames aguardam o resultado da sorologia (RT-PCR) do Centro de Infectologia Charles Mérieux e do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre, (Lacen-AC). Em contrapartida,  7.295 pessoas estão curadas da enfermidade, pois não apresentam mais a presença do vírus no organismo. As vítimas desta vez foram seis de Rio Branco, uma de Cruzeiro do Sul e um indígena de Santa Rosa do Purus. Sendo quatro pessoas do sexo masculino e 4 do feminino, com idades entre 53 e 99 anos.

A primeira era um aposentado de 62 anos, que  veio a óbito no último dia 9 de junho, em sua residência, mas o resultado da sorologia positiva foi divulgada recentemente, pelo laboratório de referência; a segunda tinha 73 anos, morreu no último sábado (dia 27), no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb); a terceira era um indígena de 85 anos, que faleceu no último dia 14 de junho, na aldeia no município de Santa Rosa do Purus, em que morava; a quarta era um cruzeirense que tinha 99 anos, que morreu na última sexta-feira (dia 26), no Hospital Regional do Juruá em  Cruzeiro do Sul.

A quinta vítima tinha 53 anos, que faleceu no último domingo (dia 28), no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (INTO-AC); a sexta era uma aposentada de 63 anos, que morreu no último domingo (dia 28) na mesma unidade hospitalar; a sétima vítima tinha 69 anos, que veio a falecer no último dia 9 deste mês no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb),  enquanto  a última vítima tinha 83 anos, mas morreu no último dia 15 de junho na mesma unidade hospitalar, mas o resultado sorológico saiu no dia de ontem, segundo boletim disponibilizado pela Sesacre.

Apesar dos esforços das autoridades, o Acre registrou uma melhora no índice de isolamento social no último domingo (dia 29), com 53,9% no ranking do Mapa do Inloco, enquanto o estado do Paraná contabilizou 53,85% e o Rio Grande do Sul apenas 53,49%. O desempenho superou as semanas anteriores, quando chegou em torno de 53,7%, na segunda semana era de 53,2% e na terceira tinha contabilizado apenas 52,9%.