Acre contabiliza mais seis mortes por covid-19 e quase 6.770 infectados

Cezar Negreiros

Acre contabiliza 6.679 casos de covid-19, mas o número de mortos chegaram em torno de 171, mais seis óbitos nas últimas 24 horas (quatro do sexo masculino e dois do feminino). Em contrapartida, já foram notificados 14.915 casos suspeitos da doença, os descartados beiraram a casa dos 8.076 (54,1%) e apenas 162 (1,1%) aguardam o resultado do exame laboratorial. Dos 6.679 casos confirmados da doença no estado, pelo menos 3.012 pacientes que tinham sido infectados pelo coronavírus já estão curados.

O Departamento de Vigilância em Saúde esclarece que devido ao baixo estoque de swab (material utilizado para coleta e realização de testes de pacientes com sintomas do novo coronavírus), contribuiu para que o volume de exames registrasse uma queda abrupta no laboratório de Infectologia Charles Mérieux.  Com a chegada de um novo carregamento do material, os pontos de coletas serão reabastecidos para continuação da realização do teste de PCR.

De acordo com o boletim epidemiológico disponibilizado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), a primeira vítima era uma mulher de 53 anos, que veio falecer na última terça-feira (dia 2) num leito de UTI do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (INTO/AC), a segunda era uma aposentada de 68 anos, moradora no município de Senador Guiomard, que morreu no dia de ontem no Pronto-Socorro de Rio Branco.

A terceira vítima era um aposentado de 84 anos, que  morreu em casa no município de Brasileia no último dia 1º de junho, enquanto a quarta era um morador de Plácido de Castro que tinha 51 anos, mas que teve uma Acidente Vascular Cerebral (AVC) no mesmo dia num leito de UTI do Pronto-Socorro do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). A quinta vítima era um aposentado de 88 anos, que faleceu na última terça-feira (dia 2) na UPA do Segundo Distrito, a sexta era um aposentado de 105 anos, morador de Rodrigues Alves que faleceu na mesma ocasião no Hospital Regional do Juruá, no município de Cruzeiro do Sul.

Vítima – Os profissionais de saúde e a comunidade médica acreana lamentaram o falecimento do ex-vereador de Rio Branco  Dr. João Luiz Angelim que lutava pela vida num leito de UTI do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). O médico urologista paraense estava internado no Hospital do Juruá há três semanas, mas devido as complicações chegou a ser transferido no último sábado (dia 30), para a capital acreana.

Depois da confirmação da doença, o seu estado de saúde piorando a cada semana. O médico paraense trabalhou muitos anos no Rio de Janeiro, mas depois mudou para o Acre.  Chegou a ser eleito  vereador da Câmara Municipal de Rio Branco no período de 2004 a 2008,  mas nos últimos anos vinha trabalhando no município de Cruzeiro do Sul.