Acre firma parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada

O Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia do Acre (IMCF) iniciou o ano fortalecendo seu trabalho com novas parcerias. O diálogo foi firmado com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), localizado no Rio de Janeiro, nesta segunda quinzena do mês de fevereiro.

“Apresentamos os cursos e atividades que desenvolvemos no Centro de Referência de Inovações Educacionais (Crie). A ideia é realizar intercâmbios para formação dos professores e também palestras diferenciadas para nossos jovens estudantes”, afirma o coordenador do IMCF, Alessandro Nasserala.

Os representantes acreanos foram recebidos pelo diretor do Impa, Marcelo Viana, o ganhador da medalha Fields (popularmente conhecida como o Nobel da Matemática), Artur Ávila, a pesquisadora Carolina Araújo e o coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática, Cláudio Landim.

O deputado Sibá Machado, um dos fomentadores do desenvolvimento científico acreano, acompanhou a visita: “Agora é o Acre na agenda nacional da matemática”, celebra.

Impa

O Impa foi a primeira unidade de pesquisa criada pelo Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq). Ele se evidencia pela difusão e aprimoramento da cultura matemática no país, bem como pela formação de novos pesquisadores.

O portal do instituto afirma que o conhecimento matemático é fundamental para o desenvolvimento das ciências e da tecnologia em geral, o que, por sua vez, é essencial para o progresso econômico e social da nação.