Acre não registra nenhuma morte por Covid-19

Cezar Negreiros

Acre não registra nenhuma morte nas últimas 24 horas, mas 86 novos casos no dia, o estado contabiliza agora 827 mortes e 43.432 pessoas infectadas. A vítima desta vez era um rio-branquense de 49 anos, que veio a óbito no último dia 5 deste mês, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (INTO-AC).

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado no dia de ontem, pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), pelo menos 126 pacientes continuam internadas nas unidades hospitalares em decorrência das complicações clínicas. Cerca de 40 pacientes estão internados em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Sendo 34 na UTI do INTO-AC, quatro do Pronto-Socorro de Rio Branco e dois no Hospital Geral do Vale do Juruá, em Cruzeiro do Sul. Aproximadamente 148 pacientes se recuperam em leitos clínicos, obstétricos e pediátricos.

A Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um comunicado informando que 586 exames de RT-PCR continuam aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Desde o começo da pandemia notificaram 123.022 casos suspeitos, mas 79.004 casos já foram descartados, porque a sorologia deu negativo para covid-19.

O Instituto Federal do Acre (Ifac) emitiu uma nota de pe-sar por conta do falecimento do professor Antônio Venâncio Castelo, expró-reitor da instituição que morreu vítima de covid-19 na última segunda-feira na capital do Amazonas. Venâncio ajudou na construção dos primeiros campi do Instituto Federal no estado, mas atualmente, trabalhava com reitor do Ifam. “Também foi grande abalizador da conclusão das obras do campus Sena Madureira”, destacava a nota da instituição.