Acre pode atingir mil casos de COVID ainda hoje, 7, e Gladson estuda decretar lockdown

“Se o estado passar de mil casos vamos decretar o lockdown” A declaração feita ontem a noite pelo Governador Gladson Cameli e pode se tornar realidade ainda nesta quinta feira. O cre tinha, até ontem, 934 confirmados da doença, com 34 mortes. O governador já conversou ontem com autoridades sanitárias e médicos envolvidos no combate ao COVID 19, e inaugura amanhã 11 leitos de UTIs e mais enfermarias especializadas em COVD no INTO. O governador alertou que, diante da baixa adesão ao isolamento no estado, medidas mais duras devem ser tomadas para garantir o isolamento social.

O governador fixou como limite o número de mil infectados no estado, Como a doença se encontra em Franca expansão, a decisão parece ser inevitável. Gladson Cameli disse que, nesse momento, é preciso priorizar a vida, o bem-estar das pessoas, a sobrevivência. As medidas mais rígidas devem atingir não só a capital, Rio Branco, como também os municípios que se encontram com a ampliação de casos do novo coronavirus. Entre as cidades que devem entrar no Lockdown estão Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Feijó, podendo, com certeza, serem incluídas ainda Plácido de Castro, Acrelândia e Assis Brasil, onde a Covid 19 está associada a uma crise e migratória, que preocupa as autoridades municipais.

O que é lockdown

“Lockdown” é uma expressão em inglês que, na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total. Ela vem sendo usada frequentemente desde o agravamento da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Embora não tenha uma definição única, o “lockdown” é, na prática, a medida mais radical imposta por governos para que haja distanciamento social – uma espécie de bloqueio total em que as pessoas devem, de modo geral, ficar em casa.

Entre as medidas previstas estão o bloqueio total que, em geral, inclui também o fechamento de vias e proíbe deslocamentos e viagens não essenciais.

Se um governante impõe um “lockdown”, a circulação fica proibida, a não ser que ela se dê, por exemplo, para compra de alimentos, transporte de doentes ou realização de serviços de segurança.As atividades essenciais funcionam com controle das autoridades. O acesso a um perímetro da cidade ou do estado é fechado e pode passar a ser controlado também. Para poder passar pelos controles, as pessoas precisam, por exemplo, de declarações de suas empresas que atestam que elas desempenham uma atividade essencial.

No Brasil, a medidas de lockdown stão em vigor no Maranhão, em Fortaleza e no Pará, onde o governador decretou o fechamento total de 10 municípios. Outros países como a China, Espanha, Itália e Alemanha também adotaram essa estratégia como combate ao coronavirus.