Acre regista mais nove mortes por covid-19

Cezar Negreiros

Mais nove mortes por covid-19  e 282 novos casos da doença em apenas 24 horas,  o estado contabiliza agora 335 óbitos e 12.304 contaminados  De acordo com o boletim epidemiológico do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), quatro mortes foram registradas em Rio Branco, duas no Bujari uma em Cruzeiro do Sul, outra em Feijó e a última em Marechal Thaumaturgo.

Os colegas lamentaram a morte da profissional de saúde Sônia,  que trabalhou por muitos anos no Centro de Saúde Eduardo Assmar no Segundo Distrito da capital acreana. Atualmente, trabalhava na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) quando acabou contraindo a doença. Depois de lutar por vários dias pela vida num leito do Pronto-Socorro de Rio Branco, não resistiu e faleceu no dia de ontem, segundo declaração dos amigos. “Uma grande profissional que dedicou a sua vida em cuidar dos outros, mas que agora perdeu a batalha para esse vírus”, desabafou uma amiga nas redes sociais.

A primeira vítima era uma criança cruzeirense de apenas 10 anos, que veio a óbito na última quarta-feira (dia 24), no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), a segunda era uma aposentada de 74 anos, residente em Bujari, que faleceu  no último dia 17 no Hospital Santa Juliana, a terceira tinha 34 anos, mas morreu na última terça-feira (dia 23) no Pronto-Socorro de Rio Branco.

A quarta vítima era uma aposentada de 67 anos que faleceu na mesma unidade de saúde na última quarta-feira (dia 24), a quinta tinha apenas 45 anos, mas morreu na última quarta-feira no Pronto-Socorro de Rio Branco, o último óbito feminino era de uma aposentada de Marechal Thaumaturgo, que faleceu no dia de ontem no Hospital Regional do Juruá em Cruzeiro do Sul.

A sétima vítima era um aposentado de  92 anos, que veio  a óbito em sua residência  no último dia 8 de junho, no município de Bujari, mas o resultado do exame laboratorial com a confirmação foi divulgado recentemente, pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux, a oitava era morador de Feijó que tinha 76 anos, mas que faleceu no dia de ontem no Hospital Regional do Juruá, a nona vítima era um aposentado de 72 anos, que morreu no dia de ontem no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (INTO-AC). A Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) já notificou  29.001 casos suspeitos da doença, mas 16.290 casos descartados, 407 amostras aguardam a análise laboratorial e que 6.824 pessoas estão curadas.