Acre registra apenas quatro mortes por covid-19

Cezar Negreiros

Acre registra apenas quatro mortes e 238 novos casos da doença nas últimas 24 horas, segundo balanço da Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre). O estado contabiliza 469 óbitos e 17.700 contaminados, de acordo com o boletim epidemiológico disponibilizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).

O levantamento apontou que 179 pacientes acometidos pela doença continuam internados nas unidades hospitalares, mas 152 exames ainda aguardam o resultado laboratorial do Centro de Infectologia Mérieux e do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (LACEN-AC). O boletim aponta que foram notificados 41.781 casos suspeitos da doença, sendo que 23.929 foram descartados por conta da sorologia negativa. Em contrapartida, chega em torno de 10.117 que já estão curadas, pois não apresentam mais o vírus no organismo.

Das quatro vítimas que faleceram recentemente, por causa da doença duas eram do sexo masculino e as outras 2 do feminino, com idades entre 61 e 93 anos. A primeira era uma aposentada de 79, que faleceu no último dia 19 no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia no Acre (INTO-AC), enquanto a segunda tinha 93 anos, que morreu em casa no dia 7 de julho.

A terceira vítima tinha 61 anos, que faleceu também, no seu domicílio no último dia 5 de julho e a quarta era um aposentado de Porto Valter que tinha 79 anos, que faleceu na última segunda-feira (dia 20), no Hospital Geral do Juruá em Cruzeiro do Sul. Aproximadamente 136 pessoas curadas nas últimas 24 horas tiveram altas das unidades hospitalares, depois do susto de passar pelo corredor da morte. Em virtude das sequelas deixadas pela doença, a maioria vai para casa em cima de uma cadeira de rodas, mas feliz por ter escapado da covid-19.